Agora

Bispo paulista é investigad­o por omissão sobre pedofilia

- (UOL)

São José do Rio Preto O Vaticano investiga o bispo dom Tomé Ferreira da Silva, que administra a diocese de São José do Rio Preto (438 km de São Paulo), que teria sido omisso em casos de pedofilia envolvendo padres e também trocado mensagens de teor sexual com um jovem.

O processo, aberto em agosto com a visita de dom José Negri, enviado pelo papa Francisco à diocese do interior, ainda não foi concluído.

Dom Tomé saiu de cena na cidade e na região. Deixou de ser visto nas igrejas, inclusive não rezou a tradiciona­l missa de Nossa Senhora Aparecida, na última sexta-feira.

O bispo tenta renunciar ao cargo e pleiteia uma aposentado­ria. A reportagem também teve acesso à denúncia feita por um jovem e encaminhad­a ao Vaticano. O documento reúne reproduçõe­s de conversas pelo Whatsapp com o sacerdote. Na ocasião, o bispo pede para ver partes íntimas do jovem.

Em setembro, dom Tomé renunciou a dois cargos.

Essa não é a primeira vez que o bispo é investigad­o por ordem do papa. Em 2015, o arcebispo de São Paulo, dom Odílo Scherer, foi enviado à região e após apuração interna inocentou dom Tomé das acusações de ter um relacionam­ento amoroso com seu ex-motorista e de desvios de dinheiro da diocese.

A reportagem tentou contato com dom José, mas não teve resposta.

 ??  ?? Bispo dom Tomé Ferreira da Silva durante missa; religioso administra diocese de São José do Rio Preto
Bispo dom Tomé Ferreira da Silva durante missa; religioso administra diocese de São José do Rio Preto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil