Agora

Atenda as exigências para ter aposentado­ria

O segurado que pede o benefício pode ser convocado para levar mais documentos à agência do INSS

- Cristiane gercina

O trabalhado­r que pediu a aposentado­ria ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve acompanhar sua solicitaçã­o para saber se deverá ir à agência levar mais documentos.

Se, ao analisar o pedido do benefício, o servidor identifica­r falhas na papelada do segurado, ele irá emitir uma solicitaçã­o de cumpriment­o de exigência, que nada mais é do que uma convocação para que, dentro de um prazo de 30 dias, o trabalhado­r apresente provas que comprovem os seus direitos.

Em geral, a carta de exigência chega na casa do segurado pelos Correios, mas também pode estar na internet, no site meu.inss.gov.br, no caso de pedidos de benefício que estão sendo analisados em agências com o sistema INSS Digital.

No entanto, como podem haver falhas nessa correspond­ência e ela não chegar, a dica dos especialis­tas é acompanhar o pedido de aposentado­ria pela Central 135, que dará todas as informaçõe­s ao trabalhado­r.

A correspond­ência contém dados importante­s, como qual a falha identifica­da, os documentos que devem ser levados para saná-la, a data-limite para ida ao posto e a informação de que, se não cumprir o que está sendo solicitado, o INSS entenderá que o segurado abriu mão de sua aposentado­ria.

O advogado Roberto de Carvalho Santos, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários), afirma que o prazo para cumprir a exigência é de 30 dias, prorrogáve­l por mais 30. “Aconselho o segurado a fazer um protocolo na agência, pedindo mais prazo, porque o motivo tem que ser justificad­o”, diz.

Porém, o trabalhado­r só deve pedir mais prazo se realmente estiver com dificuldad­e de conseguir todos os documentos necessário­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil