Agora

Filha do traficante Nem queria retomar a Rociinha com o PCC

Jovem de 19 anos se reuniu com membros da facção paulista para buscar armas e mais bandidos

- Bruno coelho

Policiais civis da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), no Rio de Janeiro, descobrira­m um plano de retomada do controle da favela da Rocinha (zona sul da capital fluminense). A invasão seria comandada pelo traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, conhecido como Nem, com apoio bélico do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Os agentes deflagrara­m o plano de Nem por meio de um vídeo em que a filha do traficante, Eduarda dos Santos Lopes, conhecida como Duda, 19 anos, conversava com a alta cúpula do PCC, em busca de apoio logístico e bélico. Ela estava acompanhad­a pelo namorado Adriano Cardoso da Silva, o Modelo, e José Adailton de Lima Silva, traficante de armas.

Mesmo em um presídio de segurança máxima em Porto Velho (Rondônia), Nem segue dando as cartas para recuperar o controle da Rocinha. O presidiári­o perdeu o comando na favela em setembro do ano passado para o ex-aliado Rogério 157, que passou a comandar o tráfico de drogas no local, dando início em uma guerra entre as facções criminosas.

No vídeo, é possível ver parte do diálogo entre os traficante­s paulistas e o grupo de Nem. “Se mandar arma e bala lá, vocês conseguem tomar o morro de volta?”, perguntou um integrante do PCC. Em seguida, Modelo responde: “Nós temos 98 bandidos, certo? [Temos] 98 ‘soldados’ e fora os amigo aqui”.

A Polícia Civil acredita que, com a descoberta do plano, conseguiu evitar por ora uma nova guerra de facções na Rocinha. O DCOD afirmou que, desde os últimos confrontos entre os grupos criminosos, intensific­ou os serviços de inteligênc­ia e investigaç­ão sobre as lideranças relacionad­as a esse conflito, para impedir um novo derramamen­to de sangue.

A Justiça decretou a prisão de Duda, Modelo, Silva, além de Joelton Gomes de Souza e Rafael Quatroni de Oliveira, ambos integrante­s do PCC. Todos responderã­o por tráfico e associação às drogas, por emprego de armas de fogo, organizaçã­o criminosa e comércio ilegal de armas e munições. Eles são considerad­os foragidos pela polícia. Nem, que segue preso, passará a responder por outros crimes.

 ?? Reprodução ?? O traficante carioca Nem, preso em um presídio de segurança máxima na cidade de Porto Velho (RO)
Reprodução O traficante carioca Nem, preso em um presídio de segurança máxima na cidade de Porto Velho (RO)
 ?? Divulgação ?? Eduarda dos Santos, a Duda, filha de Nem, em reunião com os membros da facção criminosa de SP
Divulgação Eduarda dos Santos, a Duda, filha de Nem, em reunião com os membros da facção criminosa de SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil