Agora

Mutirão para acelerar revisão da poupança começa na 2ª

Quem já aceitou o acordo será chamado; o site criado pelos bancos ainda será usado por poupadores

- Fernanda brigatti

Os poupadores que tiveram perdas no período dos planos econômicos poderão receber a grana da revisão em até 15 dias, a partir da próxima segunda-feira, quando começa um mutirão para acelerar a liberação do dinheiro. O acordo para pagar as perdas foi apresentad­o ao STF (Supremo Tribunal Federal) no fim de 2017 e homologado em março deste ano.

Serão pagas as perdas das cadernetas nos planos Bresser, Verão e Collor 2. A adesão ao sistema de acordos vinha seguindo um calendário e sendo feita por meio de um site, mas a conclusão estava demorando muito. Por isso, o mutirão foi organizado. Ele começa nesta segunda-feira e vai até 17 de dezembro.

Quem aderiu ou vai aderir ao acordo não deve ir ao Cejusc Central, na rua Barra Funda, 930 (zona oeste). Os bancos já chamaram os primeiros poupadores a serem atendidos e estão enviando cartas com data e horário.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), estão sendo chamados poupadores ou herdeiros cuja documentaç­ão está completa, independen­temente da idade. Em nota, o diretor jurídico da Febraban, Antonio Negrão, disse que os bancos levantaram os casos que se encaixam no perfil e estão entrando em contato com os clientes para convidá-los a participar. Ele diz que o site www.pagamento dapoupanca.com.br continua sendo o caminho para aderir ao acordo.

Ontem, Itaú, Santander e Bradesco confirmara­m a expectativ­a de pagar em 15 dias. O Banco do Brasil disse que espera concluir no menor tempo possível.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil