Agora

Sem material, hospitais atrasam cirurgias

- (William Cardoso)

Pacientes reclamam que hospitais que prestam atendiment­o ao SUS (Sistema Único de Saúde) na capital estão sem material para realizar cirurgias. Ao menos duas unidades têm enfrentado esse problema.

O técnico em contabilid­ade Carlos André da Silva, 42 anos, aguarda desde o dia 11 por uma cirurgia na tíbia no Hospital Municipal Professor Waldomiro de Paula, em Itaquera (zona leste). Ele se machucou durante um treinament­o de jiu-jitsu.

A última atualizaçã­o dava conta de que a operação no técnico em contabilid­ade seria realizada na última sexta-feira, mas foi cancelada por falta de material. Segundo ele, seu caso não é o único no hospital. “Os médicos colocariam uma placa e um parafuso e estaria faltando isso”, afirma. “Era algo para ser resolvido em dois dias, mas estou internado e longe das minhas filhas.”

A aposentada Ida Zanetti, 84 anos, passou pelo Pronto Socorro 21 de Julho, na Freguesia do Ó (zona norte), na última terça-feira, após sofrer uma queda e machucar o cotovelo. Recebeu atendiment­o e aguardou em casa até ser chamada para uma avaliação e posterior cirurgia.

Na quarta, foi levada para o Hospital Nossa Senhora do Pari (região central). Chegando lá, soube que não haveria como passar pela operação. “Eles falaram que será preciso ir para um hospital grande onde tenha material para a minha cirurgia”, diz. “Ainda sinto dor onde bateu. Estou muito ansiosa, mas confio em Deus que dará tudo certo”, afirma.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? O técnico em contabilid­ade Carlos André da Silva aguarda desde o dia 11 por cirurgia no Hospital Municipal Professor Waldomiro de Paula (zona leste)
Rivaldo Gomes/folhapress O técnico em contabilid­ade Carlos André da Silva aguarda desde o dia 11 por cirurgia no Hospital Municipal Professor Waldomiro de Paula (zona leste)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil