Agora

Presidente do Supremo diz que o momento é de ouvir Bolsonaro

- (FSP)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, afirmou a jornalista­s ontem que, passada a eleição, “o momento é de ouvir” as propostas do presidente eleito.

Toffoli e a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Rosa Weber, telefonara­m na noite de domingo para Bolsonaro para parabenizá-lo pela vitória. O ministro contou que o presidente eleito disse: “Toffoli, vou aí te dar um abraço na terça”. Bolsonaro, no entanto, só deve viajar do Rio para Brasília na semana que vem.

Toffoli contou que conhece Bolsonaro desde o início dos anos 2000, quando trabalhou na Câmara como assessor parlamenta­r. Em 2001, os dois viajaram juntos para conhecer o projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), da Defesa, período em que tiveram uma maior convivênci­a.

De acordo com o ministro, a viagem durou seis dias, acordando cedo, “em sistema militar”, tomando café da manhã e jantando juntos. Toffoli disse que se lembra de Bolsonaro como uma pessoa alegre e bem-humorada.

Interlocut­ores de Toffoli no STF dizem que o ministro acredita que, como presidente, Bolsonaro vá dialogar, porque tem longa experiênci­a na vida pública, de quase 30 anos na Câmara dos Deputados, e sabe que ninguém governa sozinho.

A cúpula do Judiciário tem dito que não vê riscos de haver ruptura institucio­nal com o novo governo, e que acredita que Bolsonaro respeitará as decisões do STF que contrariem medidas do Planalto.

No entanto, magistrado­s veem possíveis pontos de litigiosid­ade em questões de índios e meio ambiente e encarceram­ento.

 ?? 4.out.2018 - Pedro Ladeira/folhapress ?? O ministro Dias Toffoli conhece Bolsonaro desde o início dos anos 2000; eles viajaram juntos em 2001
4.out.2018 - Pedro Ladeira/folhapress O ministro Dias Toffoli conhece Bolsonaro desde o início dos anos 2000; eles viajaram juntos em 2001

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil