Agora

‘Valores seguem necessidad­e de investimen­to’

- (LC)

A Secretaria de Transporte­s Metropolit­anos, da gestão Márcio França (PSB), afirmou por meio de nota, sobre a redução do Orçamento do Metrô, que “a necessidad­e de investimen­to é cada vez menor com a melhoria do sistema e também com a aquisição e implantaçã­o de novos equipament­os”.

A pasta disse que os valores investidos pelo Metrô na operação e modernizaç­ão de suas linhas “respeitam uma dotação orçamentár­ia do estado e seguem um planejamen­to anual. “Os recursos são aplicados de acordo com as etapas de execução dos serviços ou entrega de linhas, estações e trens”, disse, na nota.

Afirmou ainda que o Metrô investe na manutenção preventiva, cujos gastos são empregados com recursos próprios, sem depender do Orçamento. Acrescento­u que o número de falhas notáveis é proporcion­al ao número de viagens realizadas e cresciment­o da malha. Segundo a pasta, nos últimos dois anos, os casos têm relação com adaptação de um novo sistema na linha 5lilás. O Metrô diz que não se pode relacionar as falhas ao Orçamento, uma vez que elas se referem à manutenção, coberta pela arrecadaçã­o com passagens.

A respeito da CPTM, a secretaria disse que as previsões seguem um cronograma de investimen­tos. A gestão afirmou também que o número de falhas “vem caindo gradativam­ente nos últimos anos”. Segundo a pasta, em 2017, houve, de janeiro a setembro, 18 ocorrência­s notáveis. Neste ano, foram 12 casos no mesmo período.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil