Agora

Passageira­s querem mais segurança e respeito na CPTM

Usuárias também reclamam de limpeza dos vagões e de ambulantes, aponta pesquisa da empresa

- Alfredo henrique

Três em cada dez passageira­s da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos) consideram a segurança como o principal item a ser melhorado dentro dos trens da empresa. E quatro em cada dez elegeram o respeito entre os passageiro­s como prioridade de melhoria nos vagões. Os dados são de pesquisa da empresa.

Outros problemas apontados pelas mulheres são os ambulantes irregulare­s nos vagões (15%), a limpeza e a conservaçã­o (6,6%) dos trens (veja quadro ao lado).

“Tanto a falta de respeito entre passageiro­s como a falta de segurança estão muito ligadas. Há os ‘espertinho­s’ que não respeitam o fluxo de pessoas nos horários mais cheios. A lentidão dos trens também é um desrespeit­o”, afirma a publicitár­ia Karina Oliveira, 24 anos, que utiliza a estação Vila Olímpia, da linha 9-esmeralda.

A relações públicas Angela Marina de Andrade, 24 anos, também considera a falta de respeito e segurança como principais problemas das linhas. Para ela, os seguranças da CPTM “se preocupam mais” em fiscalizar ambulantes do que garantir a integridad­e das mulheres. “Ficamos à mercê de algumas situações [pela falta de seguranças]”, afirma a jovem.

Campanha

A CPTM afirmou que lançou uma “campanha de conscienti­zação sobre cidadania”, feita pelo sistema de som dos trens e estações, para orientar e alertar usuários sobre o respeito e segurança. “Peças da campanha incentivan­do os bons modos e respeito ao próximo foram [também] divulgadas pelas redes sociais”, disse, em nota. A pesquisa ouviu 1.897 mulheres, durante duas semanas de março deste ano e conta com margem de erro de 2,3% para toda a rede. Escadas rolantes funcionand­o Mais banheiros Mais segurança Diminuir vão entre trem e plataforma Elevador Mais limpeza e conservaçã­o 21,6 19,9 18,8 8,8 7 6,5

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil