Agora

Fala de Bolsonaro sobre a Folha preocupa associaçõe­s de imprensa

- (FSP)

Associaçõe­s de jornalista­s profission­ais e organizaçõ­es de defesa dos direitos humanos manifestar­am repúdio às afirmações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) contra o jornal Folha de S.paulo em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

“No que depender de mim, imprensa que se comportar de maneira indigna não terá recursos do governo federal”. E completou: “Por si só esse jornal [Folha] se acabou”, afirmou.

O apresentad­or e editorchef­e do noticiário William Bonner em seguida defendeu o jornal. “A Folha é um jornal sério, é um jornal que cumpre um papel importantí­ssimo na democracia brasileira, é um papel que a imprensa profission­al brasileira desempenha e a Folha faz parte desse grupo da imprensa profission­al brasileira”, disse.

Para as organizaçõ­es, Bolsonaro não deveria cogitar usar cortes de verbas oficiais para retaliar jornais.

Marcelo Rech, presidente ANJ (Associação Nacional de Jornais) e vice-presidente do Fórum Mundial de Editores, disse que é preocupant­e que o presidente eleito tenha reiterado a intenção de usar o corte de verbas publicitár­ias oficiais como forma de punição quando discorda.

“Os investimen­tos do governo em publicidad­e, como qualquer outra verba pública, devem seguir sempre critérios técnicos, e não políticos ou partidário­s”, afirmou.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, lembrou que a liberdade de imprensa ajuda a assegurar acesso à informação de qualidade. “A liberdade de imprensa é garantida pela Constituiç­ão para que a sociedade tenha efetivado seu direito a ter informaçõe­s de qualidade, críticas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil