Agora

Mackenzie suspende aluno que falou em ‘negraiada’

Estudante de direito fez vídeo ameaçador usando camiseta de Bolsonaro. Houve protesto na faculdade

- Fernanda canofre (FSP)

Centenas de estudantes da Universida­de Presbiteri­ana Mackenzie, na Consolação (região central), protestara­m ontem de manhã em repúdio às falas de um aluno da instituiçã­o que aparece em vídeos ameaçando matar “negraiada” e “vagabundo com camiseta vermelha”.

Segundo um aluno do 9º semestre, que pediu para não ser identifica­do, o ato não pretendia “fazer justiça com as próprias mãos”, mas sim cobrar uma posição da universida­de sobre o caso.

“O protesto foi apartidári­o. Ele serviu para dizer que tem negros no Mackenzie, que essas vidas importam, que a gente não pode criar ambiente acadêmico onde a pessoa se sinta confortáve­l para fazer um vídeo ameaçando de morte minorias.”

Os vídeos que geraram a reação foram postados no perfil pessoal do estudante Pedro Bellintani Balleoti, 25 anos, no 10º semestre do curso de direito. Na segunda-feira, começaram a circular entre outros alunos e ganharam repercussã­o nacional. O jovem foi identifica­do e demitido do escritório de advocacia onde trabalhava.

Em um dos vídeos, ele aparece dentro de um carro, vestindo uma camiseta com a foto do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), e diz que vai “estar armado com faca, pistola, o diabo, louco para ver um vagabundo com camiseta vermelha para matar logo”. Ele segue dizendo que “essa negraiada, vai morrer” e grita “é capitão, caralho”. No segundo vídeo, o estudante segura um revólver e canta “capitão, levanta-te”.

Alunos negros faltaram

Integrante do Coletivo Negro Mack, Lucas, 23, aluno do 7º semestre de direito, conta que alguns alunos negros faltaram a aulas desde a divulgação dos vídeos por medo. “Isso está crescendo no país. A eleição do Bolsonaro legitimou esse discurso, como se não tivesse mais barreiras, nem ética, nem moral, só uma desumaniza­ção e um ódio muito grandes. A gente tem que mostrar que isso tem que ser combatido.” O reitor da universida­de, Benedito Aguiar Neto, diz que as opiniões e atitudes expressas no discurso do aluno “são veementeme­nte repudiadas”. Ele confirmou a suspensão do aluno.

 ?? Coletivo Afromack/divulgação ?? Alunos do Mackenzie protestam contra racismo na universida­de, na Consolação (região central de SP)
Coletivo Afromack/divulgação Alunos do Mackenzie protestam contra racismo na universida­de, na Consolação (região central de SP)
 ?? Reprodução ?? Estudante Pedro Bellintani Balleoti, 25 anos, no vídeo em que ameaça ‘negraiada’, enquanto dirigia
Reprodução Estudante Pedro Bellintani Balleoti, 25 anos, no vídeo em que ameaça ‘negraiada’, enquanto dirigia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil