Agora

Substituta assume Lava Jato até novo titular ser nomeado

- (FSP)

Oficialmen­te, Sergio Moro deixará de ser juiz federal quando sua exoneração for publicada no Diário Oficial.

De início, quem ficará responsáve­l pela 13ª Vara Federal de Curitiba, onde estão os processos criminais da Lava Jato, será a juíza substituta Gabriela Hardt, 42 anos.

Ela já atuou em casos da operação, como ao determinar a prisão do ex-ministro José Dirceu em maio deste ano. Na época, Moro estava em Nova York.

Os processos da Lava Jato não serão distribuíd­os a outros juízes e ficarão com ela até que um novo juiz titular esteja na vara. Hardt deve ser a responsáve­l pelo interrogat­ório do ex-presidente Lula na ação do sítio de Atibaia, no próximo dia 14.

Depois, a Justiça Federal da 4ª Região, que abrange os três estados do Sul, irá abrir um edital para que magistrado­s que desejarem ir para a vara da Lava Jato se candidatem. Caso haja interesse, o juiz mais antigo será o escolhido para o cargo.

Os três mais antigos da 4ª Região são Luiz Antonio Bonat (Curitiba), Tais Schilling Ferraz (Porto Alegre) e Marcelo de Nardi (Porto Alegre).

No entanto, mesmo que nenhum desses esteja interessad­o, há muitas possibilid­ades: são 233 juízes titulares na região.

Caso não haja interesse de algum juiz titular, o cargo será oferecido a um substituto, como Hardt, que deseje ser promovido ao posto. Nesse caso, há outro critério que pode ser considerad­o: o de mereciment­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil