Agora

Petistas criticam decisão de magistrado ir para governo

Lideranças do partido dizem que convite aceito por Sergio Moro evidencia a parcialida­de de juiz

- (FSP)

Petistas criticaram ontem a decisão do juiz federal Sergio Moro de aceitar o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Justiça.

Tanto a direção do PT quanto lideranças da sigla reiteraram que o magistrado atuou de forma parcial durante a Operação Lava Jato. Membros pediram a libertação do ex-presidente Lula (PT), condenado pelo juiz em julho de 2017.

O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula nas ações da Lava Jato em Curitiba, disse que a confirmaçã­o de Moro como ministro de Bolsonaro é prova de que o ex-presidente foi preso “com o claro objetivo de interditá-lo politicame­nte”.

A presidente do PT, senadora e deputada eleita Gleisi Hoffmann (PR), afirmou em uma rede social que o juiz “ajudou a eleger [Bolsonaro], vai ajudar a governar”.

Ex-ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo disse que está “estupefato, absolutame­nte espantado”.

Um agravante, na avaliação do ex-ministro, é que conversas sobre a eventual participaç­ão do juiz no governo tenham começado ainda durante a campanha, como revelou o vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão (PRTB).

A defesa , em nota, disse que “tomará as medidas cabíveis no plano nacional e internacio­nal” para reforçar o direito do ex-presidente a um julgamento justo, imparcial e independen­te.

Outros

Mas a indicação de Moro para o governo Bolsonaro recebeu elogios. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse ontem preferir que a pasta continuass­e desvincula­da do Ministério da Justiça, mas elogiou a escolha de Moro para o superminis­tério de Justiça. “Espero e faço votos que [Moro] tenha sucesso e que essa cruzada contra a corrupção e o crime [aconteça]. O que eu puder fazer [farei]”, disse Jungmann.

O procurador Deltan Dallagnol, coordenado­r da força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal do Paraná, que considera a decisão de Moro positiva e uma oportunida­de para “construir uma sociedade com mais democracia e mais segurança”.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que Moro ajudará o país se combater a corrução e que preferiria vê-lo no STF (Superior Tribunal Federal).

 ?? Rodolfo Buhrer - 10.set.18/reuters ?? O advogado Cristiano Zanin, que defende Lula nas ações da Lava Jato; defesa de petista promete agir
Rodolfo Buhrer - 10.set.18/reuters O advogado Cristiano Zanin, que defende Lula nas ações da Lava Jato; defesa de petista promete agir
 ?? Heuler Andrey - 11.set.19/folhapress ?? A senadora e deputada eleita Gleisi Hoffmann foi às redes sociais para criticar escolha de Sergio Moro
Heuler Andrey - 11.set.19/folhapress A senadora e deputada eleita Gleisi Hoffmann foi às redes sociais para criticar escolha de Sergio Moro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil