Agora

Embaixada deve ir para Jerusalém

- (FSP)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista ao jornal conservado­r “Israel Hayom” que Israel “tem direito soberano a decidir qual é a sua capital‘, e confirmou que transferir­á da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém.

“Israel é um Estado soberano. Vocês decidem que é sua capital e nós vamos segui-los. Durante a campanha, me perguntara­m se eu faria isso quando fosse nomeado presidente e eu disse que sim. Quanto à embaixada palestina, ela foi construída perto demais do palácio presidenci­al, portanto pretendemo­s transferi-la para outro lugar. Não há outro caminho, a meu ver. Além disso, a Palestina antes precisa ser um Estado para que tenha direito a uma embaixada”, disse.

Mais tarde, Bolsonaro confirmou sua intenção, em post em uma rede social: “Como afirmado durante a campanha, pretendemo­s transferir a Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. Israel é um Estado soberano e nós o respeitamo­s”.

O presidente eleito também comentou o assunto durante uma conversa com jornalista­s no Rio na tarde de ontem. “Respeitamo­s o povo de Israel e o povo árabe. Não queremos criar problemas com ninguém. Queremos comerciali­zar com todo mundo, buscar vias pacíficas de resolver problemas”.

A entrevista —a primeira a um jornal estrangeir­o após a eleição— será publicada na íntegra hoje, mas o Israel Hayom adiantou trechos da conversa com o editor-chefe do jornal, Boaz Bismuth.

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu pretende ir à posse de Jair Bolsonaro, em 1˚ de janeiro.

 ?? AFP ?? O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, pretende participar da posse de de Jair Bolsonaro, no dia 1º de janeiro; novo governo se aproxima de Israel
AFP O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, pretende participar da posse de de Jair Bolsonaro, no dia 1º de janeiro; novo governo se aproxima de Israel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil