Agora

Conmebol julga recurso do Grêmio, que deve ficar fora

- (FSP)

A Conmebol deve anunciar hoje o resultado do recurso apresentad­o pelo Grêmio à comissão disciplina­r. O clube quer os pontos da partida contra o River Plate, realizada na terça-feira, em Porto Alegre. Se o pedido for acatado, os gaúchos vão à final da Taça Libertador­es.

O Grêmio diz que Marcelo Gallardo descumpriu a suspensão ao ir ao vestiário da arena gremista, no intervalo, para falar com o elenco.

As duas partidas da decisão estavam previstas para os dias 7 e 28 de novembro, duas quartas-feiras. No entanto, ontem, a entidade anunciou que as finais serão disputadas em dois sábados: 10 e 24 de novembro, datas em que a equipe brasileira tem jogos pelo Brasileirã­o.

Na Argentina, separados por 14 quilômetro­s de distância, Bombonera e Monumental de Nuñez, os estádios de Boca Juniors e River Plate, os finalistas da Libertador­es deste ano, vivem o futebol de maneiras distintas.

No bairro pobre de La Boca, moradores se sentam nas calçadas ou na frente das casas coloridas para observar o movimento de torcedores.

Em Nuñez, os vizinhos do estádio se trancam em casa. Vários colocam faixas nas sacadas em protesto contra vandalismo­s e tumultos que acontecem em dias de jogo.

“Paz para os moradores de Nuñez. Estamos cansados!”, diz uma delas, vista horas antes da semifinal contra o Grêmio, no último dia 23.

O que há de idêntico, além da paixão pelo futebol, é ação dos “barras bravas”.

La Doce e Los Borrachos del Tablón, as organizada­s de Boca Juniors e River Plate, se odeiam, mas agem de formas iguais nas redondezas de seus estádios. É negócio tão lucrativo que parte do núcleo que comanda as duas barras, nem é torcedora.

La Doce está infiltrada por gente do Almirante Brown, da segunda divisão. Los Borrachos del Tablón conta com torcedores do Sportivo Italiano (da quarta divisão) e Chacarita Juniors (da segunda).

Antes das semifinais, a reportagem acompanhou a ação das torcidas. Elas vendem de material pirata do clube a camisas da própria organizada, negociam ingressos no mercado paralelo e repartem o dinheiro obtido por guardadore­s de carros e ambulantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil