Agora

Parentes se surpreende­m com furtos em cemitério

Familiares que foram ao cemitério da Lapa no Dia de Finados encontrara­m túmulos sem placas e portões

- Elaine granconato

Familiares que foram ontem ao Cemitério Municipal da Lapa, na Vila Leopoldina (zona oeste), durante o Dia de Finados, se surpreende­ram ao encontrar túmulos sem placas de bronze com fotos dos parentes e nomes das famílias e sem portões. O local é administra­do pela gestão Bruno Covas (PSDB).

Há exatos 18 dias, a GCM (Guarda Civil Metropolit­ana) flagrou, de madrugada, três suspeitos que furtavam o material de dentro do cemitério. Um carro estava estacionad­o do lado de fora para fazer o transporte das peças.

“É uma falta de respeito. Além de tristeza, sinto raiva de quem tem coragem de fazer algo assim. E mais ainda daquele que compra”, afirmou a microempre­sária Aline Carissio Silva, 28 anos, que foi ao cemitério à tarde, com a mãe, visitar o túmulo do avô e de outros familiares.

A mesma mistura de sentimento­s, aliada à indignação, foi da ex-secretária aposentada, hoje dona de casa, Emilia Aparecida Crotti Benevides, 58 anos. Do túmulo da família Niro, só restaram duas fotos. Outras sete armações em bronze foram retiradas. “Para a família, é algo tão sagrado”, disse Emilia, perplexa, ao lado da prima Lucineia Niro, 57 anos, do mesmo bairro.

Na administra­ção do cemitério, os parentes que iam se queixar eram orientados a ir a uma sala ao lado. No local, várias placas de bronze, com ou sem fotos, além de letreiros com os nomes das famílias, recuperado­s na ação em flagrante da GCM, estavam no chão para que os familiares pudessem procurar. Havia também três portões.

Além dos furtos das placas, alguns frequentad­ores também reclamaram das ruas de passeios esburacada­s e da quantidade de folhas de árvores caídas no cemitério. “Está muito abandonado. A prefeitura tem de melhorar a manutenção”, disse a aposentada Aparecida Teresa Cabral Lopes, 83 anos, que foi visitar o túmulo do filho.

 ?? Elaine Granconato/folhapress ?? Familiares buscam placas de túmulos que haviam sido furtadas no Cemitério Municipal da Lapa, na zona oeste de SP; material foi apreendido pela Guarda Civil após a detenção de suspeitos no dia 17 de outubro
Elaine Granconato/folhapress Familiares buscam placas de túmulos que haviam sido furtadas no Cemitério Municipal da Lapa, na zona oeste de SP; material foi apreendido pela Guarda Civil após a detenção de suspeitos no dia 17 de outubro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil