Agora

Relógios serão adiantados em 1 hora à meia-noite de hoje

Horário de verão começa hoje e vai até o dia 16 de fevereiro de 2019. Transporte­s têm esquema especial

- (HB, JL e FSP)

O horário de verão começa hoje à meia-noite, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sudeste, Sul e Centrooest­e e no Distrito Federal. O objetivo do novo horário, que vai durar até o dia 16 de fevereiro de 2019, é economizar energia elétrica.

Por causa da mudança, os transporte­s públicos da capital e da Grande São Paulo terão um esquema especial de horários. O metrô, os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos) e os ônibus intermunic­ipais da EMTU (Empresa Metropolit­ana de Transporte­s Urbanos) vão operar até as 2h de amanhã. A exceção será a linha 15-prata do monotrilho, que vai ficar fechada durante o fim de semana para testes.

Já os ônibus municipais da capital vão circular até o horário normal, meia-noite. Depois, começam a operar os ônibus noturnos, que funcionam diariament­e até as 4h. O serviço vai manter as partidas de acordo com o horário oficial do momento.

Já os terminais rodoviário­s (Jabaquara, Tietê e Barra Funda) não venderam passagens com horário de embarque entre meia-noite de hoje e 0h59. No caso de viagens aéreas, as passagens já estão no novo horário.

O Sinditeleb­rasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal) disse que as operadoras de telefonia programara­m o horário de verão de suas plataforma­s de rede e serviços. O sindicato alerta, no entanto, que funcionali­dades dos aparelhos dos usuários podem impedir a atualizaçã­o correta. “Se a função Data e Hora do celular não estiver em modo de busca automática do horário da rede da operadora, fique atento, pois o aparelho não atualizará a hora”, diz.

História

Instituído pela primeira vez no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas, que importou a ideia dos EUA, o horário de verão ficou suspenso até 1949, porque a população demorou a se acostumar. A mudança de horário foi e voltou duas vezes até ser retomada de vez em 1985, devido ao baixo nível dos reservatór­ios de hidrelétri­cas. Medicações controlada­s Mantenha os mesmos horários e intervalos das medicações Uma hora de diferença não vai causar efeitos negativos na ação dos remédios Casos muito específico­s precisam ser discutidos com os médicos Procure dormir bem. No caso de crianças, faça com que elas durmam no fim de semana o mesmo número de horas que costumam dormir durante a semana Para manter o padrão de sono durante o horário de verão, faça atividades físicas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil