Agora

Queixas contra sites mais que dobram

- (FSP)

Apesar de ser possível encontrar pechinchas em sites chineses, as reclamaçõe­s de quem comprou e não levou tiveram forte alta em um ano. Nos primeiros nove meses de 2017, o site Reclame Aqui registrou 12.228 queixas de clientes contra lojas chinesas. No mesmo período deste ano, foram 28.982.

Mais da metade delas (60%) são por produtos que não chegaram ou atrasaram. Foram considerad­os os sites Banggood, Gearbest, Wish, Deal Extreme, Lightinthe­box, Miniintheb­ox e Aliexpress.

Edu Neves, diretor-executivo do Reclame Aqui, diz que o cresciment­o das queixas reflete o aumento da busca de brasileiro­s pelo mercado chinês, na caça ao desconto.

Segundo ele, metade dos casos se resolvem sozinhos —o produto chega após alguma espera adicional.

Porém, diz, há pouco a se fazer em caso de extravio. “Dificilmen­te eles mandam novamente, pois têm o protocolo de que o produto foi enviado corretamen­te”, diz.

A maior dificuldad­e do consumidor é que as empresas chinesas não têm uma representa­ção no Brasil para acionar caso haja um problema, diz Fátima Lemos, assessora do Procon-sp.

O consultor em TI Victor André diz já ter tido pequenos problemas, como produtos que vieram na cor errada. Mas, ao entrar em contato com o lojista, recebeu o dinheiro de volta. “Eles têm medo de que você faça uma avaliação ruim na internet e fazem questão absoluta de não deixar isso acontecer”.

A reportagem procurou as empresas do levantamen­to do Reclame Aqui por email, via assessoria de imprensa, quando disponível, ou central de atendiment­o. Não houve resposta até a conclusão da edição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil