Agora

Quartel histórico no Parque Dom Pedro está abandonado

Imóvel tombado, que já abrigou a PM e o Exército, tem telhados quebrados, cupins, infiltraçõ­es e entulho

- Luciano cavenagui

Um quartel no Parque Dom Pedro 2º, na região central da capital, é um retrato do abandono dos prédios históricos de São Paulo. Desativado desde 1997, o imóvel já foi símbolo da polícia paulista e do Exército, ocupando uma área de 15 mil m2. Hoje se resume a telhados quebrados, paredes prestes a ruir, acúmulo de entulho, cupins e infiltraçõ­es.

A combinação entre falta de investimen­tos e descaso com o patrimônio histórico foi corroendo a beleza do local, cuja primeira construção data de 1765, quando existia na área a chamada Chácara do Fonseca (leia ao lado).

O 3º Batalhão de Choque da PM foi o último a utilizar o prédio, instalando-se no local em 1995. Naquele ano, já eram visíveis os sinais de deterioraç­ão. Dois anos depois, os policiais deixaram o prédio, desocupado até hoje.

O quartel, tombado pelos órgãos estadual e municipal do patrimônio histórico, pertence ao governo do estado de São Paulo, sob a gestão Márcio França (PSB). Em 2012, o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou um projeto de recuperaçã­o do quartel, que se tornaria um complexo cultural com o Museu Histórico da PM e uma Fábrica de Cultura. Mas nada saiu do papel.

Quem passa por ali se depara todos os dias com o cenário de degradação. “Parece que a cada dia o quartel está pior, apodrecend­o. Não é um cenário muito agradável”, afirma o gerente comercial Adalberto Castro da Silva, 55 anos. “Eu sempre passo pela região e me lembro quando a PM ainda ocupava o lugar. Acho que foi deterioran­do pouco a pouco. É uma pena para a memória da cidade.”

A opinião é compartilh­ada pelo comerciant­e Carlos Damasceno de Oliveira, 58 anos, que tem um estabeleci­mento na rua Frederico Alvarenga, perto do quartel. “Do jeito que está não pode continuar. Essa área abandonada desvaloriz­a ainda mais a região”, afirma.

 ?? Fotos Rivaldo Gomes/folhapress ?? Fachada do antigo quartel no Parque Dom Pedro 2º, na região central de São Paulo; registro da primeira planta do prédio, tombado pelo patrimônio estadual e municipal, é de 1765; edifício está abandonado desde 1995, quando batalhão da Polícia Militar saiu de lá
Fotos Rivaldo Gomes/folhapress Fachada do antigo quartel no Parque Dom Pedro 2º, na região central de São Paulo; registro da primeira planta do prédio, tombado pelo patrimônio estadual e municipal, é de 1765; edifício está abandonado desde 1995, quando batalhão da Polícia Militar saiu de lá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil