Agora

Nova Caledônia fica na França

- (Agências)

Nova Caledônia Em um referendo histórico, a Nova Caledônia escolheu ontem permanecer parte da França. Na consulta, que teve participaç­ão de cerca de 80%, a população do arquipélag­o teve que decidir se queria que a Nova Caledônia se tornasse independen­te do país europeu ou não.

Após o resultado, o presidente francês Emmanuel Macron disse, em uma aparição televisiva, que “não existe outro caminho que não o diálogo” no futuro do arquipélag­o, que é parte da França desde 1853.

O referendo integra um processo que começou 30 anos antes para acabar com a violência entre grupos a favor e contra a autonomia.

A permanênci­a ganhou com 56,4% dos votos, segundo as autoridade­s deste arquipélag­o do Pacífico que dispõe de uma das maiores reservas de níquel do mundo. Mas o apoio foi menor do que o previsto nas pesquisas, que indicavam uma clara vitória do “não”, com margens entre 63% e 75%. Carros foram incendiado­s e pedras foram jogadas após o término do processo —já era esperado que o resultado pudesse gerar tumultos. Para garantir a segurança, a França enviou 250 delegados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil