Agora

Mercado está mais otimista, diz especialis­ta

- (CG)

Pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) com 1.168 empresário­s de comércio e serviços nas 27 capitais do país mostra que as duas áreas devem oferecer 59,2 mil vagas, acima das 51 mil previstas no mesmo período do ano passado.

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados sinalizam uma recuperaçã­o gradual da economia e injetam algum otimismo. “Para um país que há pouco tempo fechava postos de trabalho, esse número serve de alento e de oportunida­de para muitas pessoas”, diz ela.

Marcela dá dicas para quem vai em busca da oportunida­de temporária. “Para quem vai fazer uma entrevista, o ideal é apostar em um currículo enxuto, priorizand­o a escolarida­de e as experiênci­as profission­ais mais relevantes para a vaga”, afirma a economista.

Thiago Berka, economista da Apas (Associação Paulista de Supermerca­dos), afirma que setores mais tradiciona­is, como o dos supermerca­dos, estão entre os quais os recrutador­es preferem desempenho olho no olho. Para ele, boa postura na entrevista conta muito. “Um diferencia­l para ser chamado é demonstrar vontade de saber lidar com todo tipo de pessoas, porque por um supermerca­do passam milhares de clientes diferentes por dia.”

Marcela compartilh­a da mesma opinião de Berka quando o assunto é o desempenho para trabalhar com o público. “Ter desenvoltu­ra para lidar com o público e dedicação são essenciais. Também é importante a seriedade para quem vai encarar o trabalho temporário, pois pode vir a ser uma porta de entrada para permanecer na empresa”, afirma a economista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil