Agora

Ranking quer incentivar negociação de dívidas

Procon cria lista com empresas que dão melhores condições para os devedores quitarem seus débitos

- Camilla feltrin

O Procon-sp fará um ranking com as 40 maiores empresas que participam do Programa de Apoio ao Superendiv­idado. A lista indicará quais são os credores que melhor negociam as dívidas dos clientes. A primeira versão do “Ranking de Comprometi­mento dos Credores” sairá em fevereiro de 2019.

O objetivo é incentivar as empresas a apresentar­em propostas mais adequadas aos consumidor­es, segundo Diógenes Donizete, coordenado­r no NTS (Núcleo de Tratamento do Superendiv­idamento), mantido pelo Procon. “Há credores com taxas abaixo de mercado, boas opções de parcelamen­to e abatimento de encargos, mas há outros que não fazem isso. Se é viável no banco A, é também para o banco B, e queremos que isso ocorra.”

A classifica­ção dos credores que se empenham em facilitar acordos será feita por uma equipe que avaliará oito critérios, como condições de parcelamen­to, prazo de validade da proposta e desconto oferecido. “A gente quer que o pessoal de baixo da lista fique com vontade de estar nas primeiras colocações.”

Atualmente, a maior parte dos débitos tratados no programa são negociados com Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal.

A Peic (Pesquisa de Endividame­nto e Inadimplên­cia do Consumidor) apresentad­a no começo de outubro pela CNC (Confederaç­ão Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostra que 60,7% das famílias brasileira­s estão com boletos em atraso. Desse total, 9,9% delas não têm condições de pagar suas contas. Os dados são relativos ao mês de setembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil