Agora

Serviço extra de funcionári­o a morador deve ser evitado

Especialis­tas dizem que há risco de processos em trabalho por fora para o condômino

- Tatiana cavalcanti

É comum hoje em dia que funcionári­os prestem pequenos serviços a moradores. A falta de tempo de buscar um profission­al para resolver problemas do chuveiro ou de vazamentos, por exemplo, pode ser aliada ao conforto de ter alguém tão perto.

Especialis­tas, porém, alertam dos riscos que essa gentileza pode acarretar para o condomínio. “Zeladores e faxineiros trabalham para o condomínio. Não devem fazer reparos remunerado­s dentro de unidades”, afirma o advogado Rodrigo Karpat, da Karpat Advogados. “Esses trabalhos extras podem acarretar em passivos trabalhist­as. Alguns condomínio­s toleram serviços fora do horário de trabalho, mas devem avaliar riscos”, diz.

Karpat explica que há exceções. “Quando o zelador, em prol do condomínio, faz o reparo de um vazamento na privada, por exemplo, que poderia gerar uma conta de água mais elevada ao condomínio”, diz o especialis­ta.

A síndica profission­al Tatiana Ramos adota a proibição desse tipo de trabalho, pelo risco de processo trabalhist­a. “Mas varia de síndico para síndico. É muita responsabi­lidade. Mas essa questão pode ser deliberada em assembleia, por maioria simples. Porém, tem que estar ciente dos riscos”, afirma.

Morando só com a irmã na Vila Mariana (zona sul), a analista de recursos humanos Cirlene Cardoso Freire, 46 anos, já precisou dos serviços do zelador do prédio. “Já tive problemas com a torneira e tive que pedir para consertar a válvula do chuveiro, desgastada. Mas foi fora do expediente, pois é uma regra do prédio”, explica.

 ??  ??
 ?? Robson Ventura/folhapress ?? A analista de recursos humanos Cirlene Cardoso Freire, 46 anos, na Vila Mariana (zona sul). Ela já pediu ajuda ao zelador para reparar um chuveiro
Robson Ventura/folhapress A analista de recursos humanos Cirlene Cardoso Freire, 46 anos, na Vila Mariana (zona sul). Ela já pediu ajuda ao zelador para reparar um chuveiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil