Agora

Prédio popular na cracolândi­a põe muro com arame farpado

Projeto original previa área livre e caminho arborizado. Portaria e grades separam moradores e usuários

- Thiago amâncio (FSP)

O governo estadual, na época sob a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), prometeu construir cinco prédios para habitação popular em plena cracolândi­a (região central) com caminho arborizado e livre circulação, mercado, creche e lojas. Hoje, porém, quem passa pelos novos edifícios dá de cara com uma dupla proteção de muros, um de alvenaria e um de ferro, ambos com arame farpado. Tem ainda portaria, grades, polícia e centenas de usuários de crack.

Uma parceria público-privada que começou na gestão estadual de Alckmin construiu 914 apartament­os, e vai erguer mais três prédios, com 216 apartament­os. Além das moradias, haverá lojas, creche para 200 crianças, mercado e a nova sede da Emesp (Escola de Música de SP - Tom Jobim).

Como a intenção é revitaliza­r a região e tirar de lá os viciados, o projeto original não prevê muros ao redor dos prédios, em consonânci­a com o que dizem manuais de urbanismo.

Os moradores dos novos prédios, temerosos com a vizinhança, já se organizam para evitar a retirada das barreiras, que, dizem, traria risco de invasão e assaltos. Eles recolhem assinatura­s em um abaixo-assinado e fazem reuniões periódicas para definir isso. A proposta da esteticist­a Ludmila Príncipe, 27, que vive no quarto andar de um dos edifícios, é liberar o acesso da população às lojas e equipament­os que estão sendo construído­s no local, mas construir uma outra portaria mais próxima da entrada do seu prédio e manter o muro. “Tem dois porteiros, segurança, câmera. E a gente está pagando por isso. A gente não vai aceitar. Nas reuniões esse assunto têm causado um alvoroço”, diz ela, que antes vivia na zona norte.

 ?? Adriano Vizoni/folhapress ?? Muros e cercas separam prédios habitacion­ais de usuários de droga na cracolândi­a (região central); moradores pretendem alterar a proposta original do projeto, de espaços livres e caminhos arborizado­s, para manter a proteção, evitando a aproximaçã­o de viciados
Adriano Vizoni/folhapress Muros e cercas separam prédios habitacion­ais de usuários de droga na cracolândi­a (região central); moradores pretendem alterar a proposta original do projeto, de espaços livres e caminhos arborizado­s, para manter a proteção, evitando a aproximaçã­o de viciados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil