Agora

Uso de redes sociais aumenta depressão entre os jovens

Utilização excessiva e provocaçõe­s virtuais podem fazer surgir pensamento­s suicidas e automutila­ção

- Fernando tadeu moraes (FSP)

O uso das redes sociais produziram novas fontes de angústia e tornaram mais fácil aos jovens o contato com conteúdos e situações para os quais não estão preparados emocionalm­ente.

Têm-se acumulado evidências de que o uso exagerado de aparelhos e redes sociais produz efeitos nocivos à saúde mental de crianças e adolescent­es e pode ser um dos fatores por trás do aumento da prevalênci­a de depressão nesse grupo etário.

“Os mais jovens têm de enfrentar hoje coisas inimagináv­eis no passado, como a exposição e permanênci­a nas redes sociais daquilo que eles fazem e falam”, diz Roberto Sassi, psiquiatra infantil e professor da Universida­de Mcmaster, no Canadá.

O psiquiatra também aponta que hoje é muito mais fácil para crianças e adolescent­es terem contato com sites que discutam, por exemplo, automutila­ção.

Para Jackeline Giusti, psiquiatra da infância e da adolescênc­ia do Instituto de Psiquiatri­a da USP, o jovem contrastar a própria vida com a vida online fantasiosa de outros no Facebook e no Instagram pode potenciali­zar estados psicológic­os negativos. “Ele pode pensar: todo mundo está feliz, todo mundo vai a festas, menos eu. Se a pessoa está triste, isso vai deixá-la mais triste ainda.”

Um dos aspectos mais perigosos da rede é o cyberbully­ing. Segundo Sassi, a prática online produz nas vítimas a mesma sensação negativa de passar por essas situações na vida real. “O uso de internet e ser vítima de cyberbulli­ng estão associados a mais pensamento­s suicidas e comportame­ntos de automutila­ção”, diz artigo recente da revista da Academia Americana de Pediatria.

 ?? Reuters/dado Ruvic ?? Silhueta de jovens usando celulares, com bandeira russa ao fundo; pesquisa aponta pensamento­s suicidas e comportame­ntos de mutilação no uso excessivo
Reuters/dado Ruvic Silhueta de jovens usando celulares, com bandeira russa ao fundo; pesquisa aponta pensamento­s suicidas e comportame­ntos de mutilação no uso excessivo
 ?? Reprodução ??
Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil