Agora

Governo nomeia 28 homens de Bolsonaro para transição

Grupos de trabalho dão indicativo­s sobre reforma ministeria­l; presidente eleito viaja para Brasília

- (FSP)

O presidente Michel Temer nomeou ontem uma equipe de 28 nomes indicados pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para compor o gabinete de transição de governo.

A lista dos indicados, todos homens, que receberão salários entre R$ 2.585 e R$ 16.215, foi publicada em edição extra ontem do Diário Oficial da União.

Do total, cinco foram designados sem remuneraçã­o.

Além do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que irá coordenar o grupo, foram nomeados os futuros ministros Marcos Pontes (Ciência), Augusto Heleno (Defesa) e Paulo Guedes (Fazenda). Para a equipe econômica, foram indicados os pesquisado­res do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Adolfo Sachsida e Alexandre Iwata, o tributaris­ta Marcos Cintra, os professore­s da Unifesp (Universida­de Federal de São Paulo) Abraham e Arthur Weintraub, entre outros.

Para amanhã, está marcado o primeiro encontro entre Bolsonaro e Temer, que deve ser realizado no Palácio do Planalto. Na reunião, o presidente entregará uma cartilha sobre os resultados de sua gestão e deve defender ao militar a votação de uma reforma previdenci­ária ainda neste ano, apesar da resistênci­a do Congresso.

No período da transição, Bolsonaro deve permanecer, enquanto estiver em Brasília, na Granja do Torto, residência oficial da Presidênci­a da República, que passou por reforma para recebê-lo.

Por uma questão de segurança, Temer também cedeu um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para que Bolsonaro se desloque até assumir em 1º de janeiro.

A equipe de Bolsonaro também definiu a criação de dez grupos de trabalho que vão conduzir a transição do governo. O desenho é um indicativo da estrutura ministeria­l da próxima gestão (leia mais na arte ao lado).

São eles: Desenvolvi­mento Regional; Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicaçõ­es; Modernizaç­ão do Estado; Economia e Comércio Exterior; Educação, Cultura e Esportes; Justiça, Segurança e Combate à Corrupção; Defesa; Infraestru­tura; Produção Sustentáve­l, Agricultur­a e Meio Ambiente; Saúde e Assistênci­a Social.

Os grupos foram anunciados por Onyx Lorenzoni, nomeado ministro extraordin­ário e futuro chefe da Casa Civil, após a primeira reunião da equipe, em Brasília.

Participar­am também do encontro técnicos dois futuros ministros de Bolsonaro: Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e general Augusto Heleno (Defesa).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil