Agora

Procurador­ia pede urgência ao Supremo sobre Battisti

Embaixador da Itália visitou o presidente eleito Jair Bolsonaro ontem e tratou da extradição de italiano

- Joelmir tavares lucas vettorazzo (FSP)

A procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, pediu urgência no andamento do caso do italiano Cesare Battisti no STF (Supremo Tribunal Federal).

Em documento encaminhad­o ao ministro Luiz Fux, com data de 30 de outubro, Dodge requereu “preferênci­a no julgamento”.

O pedido foi inserido no sistema eletrônico do STF ontem. No ofício, a procurador­a não fez novas manifestaç­ões sobre o caso.

Em março deste ano, ela afirmou em parecer que o governo brasileiro teria poder para rever a decisão sobre a extradição do italiano. Desde então, o processo estava parado na corte.

O caso voltou a ser discutido intensamen­te nas últimas semanas por causa da promessa do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) de extraditar Battisti.

Ontem, Bolsonaro recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, e tratou do assunto.

O diplomata afirmou a jornalista­s no Rio que a intenção de Bolsonaro de extraditar Battisti está alinhada com o desejo do país europeu.

“A Itália está pedindo extradição. O caso está sendo decidido no STF e esperamos que ele tomará a decisão mais breve possível. Eu acho que o Bolsonaro tem a mesma ideia que temos do Battisti”, disse o embaixador.

Uma liminar do ministro Fux de outubro de 2017 impede a repatriaçã­o até que um pedido de habeas corpus feito pelos advogados de Battisti seja analisado pela Primeira Turma do Supremo.

O caso não foi julgado pelo colegiado desde então, e o entendimen­to de Fux, portanto, é o que está valendo.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália pela morte de quatro pessoas na década de 1970, quando integrava o Proletário­s Armados para o Comunismo, grupo de extrema esquerda.

Ele nega ter cometido os crimes no país europeu e se diz vítima de perseguiçã­o.

Defesa

Segundo Battisti, os processos na Justiça italiana foram fraudulent­os. A defesa do italiano diz que Bolsonaro estaria desrespeit­ando o Supremo se decidisse pela extradição do italiano sem nova decisão da corte.

 ?? Pedro Ladeira - 24.out.18/folhapress ?? Raquel Dodge, procurador­a-geral da República, pediu urgência no julgamento de italiano Battisti
Pedro Ladeira - 24.out.18/folhapress Raquel Dodge, procurador­a-geral da República, pediu urgência no julgamento de italiano Battisti

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil