Agora

Bolsonaro defende aprovar idade mínima para servidor

Presidente eleito deve se reunir hoje com Temer e diz que quer aproveitar parte da reforma existente

- Larissa quintino (FSP)

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse, em entrevista à TV Aparecida, que irá trabalhar para aprovar “alguma coisa” da reforma da Previdênci­a ainda neste ano, apesar do “desânimo em Brasília” pós eleições.

“Queremos dar um passo, por menor que seja, mas dar um passo na reforma da Previdênci­a, que é necessária”, afirmou. A conversa foi exibida ontem, mas foi gravada na quinta-feira, dia 1º.

Na entrevista, Bolsonaro citou idades mínimas diferentes das do projeto que está na Câmara, em 56 anos para as mulheres e 61 anos para os homens. Hoje, o servidor se aposenta a partir dos 60 anos e a servidora aos 55. “O grande passo, no meu entender, neste ano, se for possível, passar para 61 anos no serviço público para homem e 56 para mulher e majorar também um ano nas demais carreiras. Acredito que seja um bom começo para a gente entrar o ano que vem já tendo algo de concreto para nos ajudar na economia”, disse ele.

Tramita na Câmara dos Deputados proposta do governo Temer para a reforma da Previdênci­a. O projeto prevê fixar e igualar a idade para trabalhado­res do serviço privado e do setor público. A idade seria de 62 anos para mulheres e 65 para homens.

O aumento da idade é progressiv­o, sendo fixado em 2032 para todos os servidores, caso seja aprovada neste ano. O texto também prevê uma regra de transição.

Os servidores que quiserem se aposentar com a idade atual devem pagar pedágio de 30% sobre o tempo de contribuiç­ão que faltar.

No projeto, também há a progressão da idade mínima na iniciativa privada, chegando em 2036 (mulheres) e 2038 (homens). Out. de 2017 -13.802.595 Nov. de 2017 -17.545.870 Dez. de 2017 Jan. de 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil