Agora

Especialis­ta diz que aumento em queixas não deve gerar alerta

- (JL)

Especialis­ta em engenharia hidráulica e professor de engenharia mecânica no Centro Universitá­rio FEI, Jorge Giroldo disse que o aumento nas reclamaçõe­s de abastecime­nto por parte da Sabesp não chega a ser alarmante. “É uma situação normal da época, nada de alerta.”

Com relação a capacidade do sistema Cantareira estar abaixo de 40% nos últimos três meses, Giroldo diz que “diminui de um lado e compensa de outro reservatór­io”. “A Sabesp fez novas interligaç­ões desde a crise hídrica, como por exemplo do sistema Rio Claro que fornece água para o Alto Tietê e alivia o fornecimen­to que antes era de cobertura do Cantareira.”

O engenheiro civil Julio Cerqueira Cesar Neto, também especialis­ta em hidráulica, endossou o discurso de Giroldo de que os 12% a mais de queixas não é novidade. “A crise hídrica não acabou. Há dois anos sofremos com a falta de chuvas.”

“O que tenho visto é que muitas pessoas continuam sofrendo com o abastecime­nto, principalm­ente na região metropolit­ana. O exgovernad­or Geraldo Alckmin (PSDB) disse, em março de 2016, que a crise acabou, mas ela é praticamen­te a mesma.” Ele diz que não sabe como, após tantos problemas, o Cantareira ainda tem água.

 ?? Eduardo Anizelli - 25.jul.2018/folhapress ?? A represa de Atibainha, em Nazaré Paulista (SP), que faz parte do sistema Cantareira; reservatór­io tinha ontem apenas 34,3% da sua capacidade total
Eduardo Anizelli - 25.jul.2018/folhapress A represa de Atibainha, em Nazaré Paulista (SP), que faz parte do sistema Cantareira; reservatór­io tinha ontem apenas 34,3% da sua capacidade total

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil