Agora

Grana da Nota Paulista vai ser liberada hoje

Liberação dos valores atrasou; transferên­cia para IPVA poderá ser feita até o próximo dia 20, diz Fazenda

- Camilla feltrin

Os créditos do programa Nota Fiscal Paulista gerados em compras feitas no segundo semestre de 2017 devem ser liberados na tarde de hoje, depois de mais de três semanas de atraso.

Após a liberação, os contribuin­tes terão até o dia 20 deste mês para enviar os valores para pagar ou abater o IPVA (Imposto sobre a Propriedad­e de Veículos Automotore­s) do ano que vem.

Quem tem créditos a partir de R$ 0,99 poderá transferil­os para a conta-corrente ou a poupança. Neste caso, o prazo é de até cinco anos.

A grana da Nota Paulista costuma ser liberada em abril e em outubro. No entanto, por falhas no sistema, não foi aberta a possibilid­ade de transferên­cia dos valores no mês passado. Para não prejudicar os contribuin­tes, o prazo de envio para o IPVA foi prorrogado.

Consumidor­es reclamaram que seus créditos estavam zerados na consulta ao site www.nfp.fazenda.sp.gov.br. Ontem, o site ainda não estava com o funcioname­nto normal, o que deverá ocorrer a partir de hoje. A opção “Conta corrente”, onde está a possibilid­ade de transferên­cia, não constava.

Segundo anunciado pelo governo estadual em fevereiro, é possível que o saque dos recursos seja autorizado mensalment­e em breve.

Hoje, o consumidor que informa o CPF nas compras recebe entre 5% e 30% do imposto recolhido pelos estabeleci­mentos. A divisão do percentual leva em consideraç­ão outros fatores, como a quantidade de pessoas que compraram na mesma loja naquele mês, por exemplo.

As compras relacionad­as a produtos culturais, como livros e revistas, têm devolução de crédito em até 30% do ICMS. A mesma taxa é aplicada em açougues e peixarias, informa a Fazenda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil