Agora

Por reforma, Guedes quer prensa no Congresso

- (FSP)

O futuro ministro da Economia de Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Guedes, defendeu ontem uma prensa no Congresso Nacional para que o atual texto da reforma da Previdênci­a seja aprovado até o fim deste ano.

Em sua primeira visita a Brasília após a vitória, o presidente eleito e sua equipe econômica travaram uma queda de braço declaratór­ia com membros do Congresso sobre o prosseguim­ento das mudanças na aposentado­ria.

“O presidente tem os votos populares, e o Congresso, a capacidade de aprovar ou não. Prensa neles. Se perguntar para o futuro ministro, ele está dizendo ‘prensa neles’, pede a reforma, é bom para todo mundo”, disse Guedes.

Já parlamenta­res disseram ver dificuldad­es em aprovar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituiç­ão) neste ano e reagiram mal às falas.

Para Guedes, a iniciativa mais importante na transição é aprovar a reforma. Ele disse que o texto atual é menos profundo do que o que estão preparando, mas “limpa o horizonte” para reformas estruturai­s a partir de 2019.

Caso o tempo de esgote e o projeto de Temer não avance, a nova equipe econômica apresentar­á outra proposta, o que poderá atrasar a tramitação em um ano. Sua equipe pretende apresentar uma nova reforma, que implantari­a o regime de capitaliza­ção. O economista minimizou a dúvida de Bolsonaro em apoiar a mudança de regimes. Na segunda-feira, Bolsonaro disse ter desconfian­ça da capitaliza­ção. Questionad­o sobre a prensa, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), riu. Ele já havia afirmado que a reforma deve ser debatida apenas no próximo governo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também não vê condições políticas para aprovação da reforma. “Acho muito difícil, com prensa ou sem prensa.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil