Agora

Secretário­s vão responder por morte em enchente

Promotoria acusa dois integrante­s da gestão Covas pela morte de Sofia, 8 anos, no córrego Água Branca

- Luciano cavenagui

O secretário municipal de Habitação do município de São Paulo, Fernando Chucre, e o prefeito regional da Lapa (zona oeste), Carlos Eduardo Batista Fernandes, ambos da gestão Bruno Covas (PSDB), vão responder na Justiça por improbidad­e administra­tiva.

O motivo foi a morte da menina Sofia, de um ano e oito meses, durante enchente, em março, no Córrego Água Branca. Na ocasião, 88 das 168 moradias do local foram destruídas, segundo o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo).

O MP acusa os dois integrante­s da gestão Covas de omissão diante de decisão judicial que determinou a remoção dos moradores da área de risco.

A Justiça aceitou, na segunda-feira, a petição apresentad­a pela Promotoria de Habitação e Urbanismo da capital pedindo a condenação dos dois funcionári­os públicos pelo ocorrido. Esse procedimen­to significa o início do processo judicial.

Para o MP, a morte de Sofia poderia ter sido evitada caso os réus tivessem adotado as providênci­as que lhes competiam. Entre essas ações, estão impedir a ocupação em área de risco e remover os eventuais habitantes que nela estivessem, fornecendo atendiment­o das necessidad­es básicas.

A ação pede que Chucre e Ferreira sejam condenados a ressarcime­nto integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneraçã­o percebida e proibição de contratar com o poder público pelo prazo de três anos.

Em 20 de outubro, o Agora publicou reportagem sobre a situação do Córrego Água Branca, mostrando que famílias ainda continuava­m morando na área de risco.

 ?? Marcelo D. Sants/agência O Globo ?? Funcionári­os da prefeitura fazem a limpeza da comunidade na Água Branca, na região da Lapa (zona oeste), após a retirada dos moradores da área de risco
Marcelo D. Sants/agência O Globo Funcionári­os da prefeitura fazem a limpeza da comunidade na Água Branca, na região da Lapa (zona oeste), após a retirada dos moradores da área de risco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil