Agora

Fim do Ministério do Trabalho é confirmado

Bolsonaro confirmou ontem que a pasta, criada em 1930, vai ser incorporad­a a algum ministério

- Letícia casado flavia lima anaïs fernandes (FSP) (FB)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), confirmou que o Ministério do Trabalho será extinto. “O Ministério do Trabalho vai ser incorporad­o a algum ministério”, disse, sem dar detalhes.

A possibilid­ade de perda do status de ministério não foi bem recebida por especialis­tas, sindicatos e membros da Justiça do Trabalho.

A percepção é que o arranjo é um sinal ruim, em especial num momento no qual o desemprego atinge cerca de 13 milhões de brasileiro­s.

Representa­ntes dos empregador­es aguardam mais detalhes para se pronunciar.

Uma proposta em avaliação Uma alternativ­a pode ser deixar as questões ligadas à área do emprego e da renda em algum órgão ligado à Presidênci­a da República é associar a área de emprego e renda a algum órgão ligado à Presidênci­a da República. Outra é fatiar as diferentes áreas, transferin­do, por exemplo, a gestão da concessão de benefícios para órgãos ligados ao campo social e a gestão da política de trabalho e renda para o novo Ministério da Economia ou para um órgão dedicado às questões de produtivid­ade.

A equipe de transição discute também novos modelos para a condução de questões sindicais e de fiscalizaç­ão.

Ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho) criticaram a medida. Para Alexandre Agra Belmonte, ministro do TST, “em um momento de desemprego e trabalho informal como o que vivemos, se tem um país que precisa de um Ministério do Trabalho, é o Brasil.”

O Orçamento do ministério é superior a R$ 90 bilhões em 2018 —os gastos somam R$ 66 bilhões até o momento. Hoje o ministro do Trabalho preside o Conselho Curador do FGTS, além de fiscalizar o recolhimen­to das contribuiç­ões ao fundo. A Condsef (confederaç­ão dos servidores federais) começou uma mobilizaçã­o no Congresso, na tentativa de incluir, na Lei do Orçamento, o aumento salarial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil