Agora

Demolidor de tabus

Após quebrar três marcas importante­s no Brasileirã­o, Verdão tenta superar outra no Independên­cia

- Rafaela cardoso

O Palmeiras está com a corda toda neste Campeonato Brasileiro. Líder da competição com 66 pontos, o Verdão tem quebrado tabus importante­s nesta temporada e terá mais um pela frente: o próximo desafio será vencer o Atlético-mg no estádio Independên­cia, local em que o alviverde não ganha desde abril de 1996.

Perto de levantar a taça de campeão do torneio pela décima vez —consideran­do títulos unificados—, o time comandado por Luiz Felipe Scolari tem passado por seus duelos de forma positiva.

“Não gosto de entrar em campo pensando nisso, mas a gente sabe que o tabu é mais um objetivo do clube, um objetivo nosso. Com certeza será um dos jogos mais difíceis e eu espero que a gente o quebre, mas sem loucura, sem afobação de querer fazer as coisas à força”, falou o volante Jean.

O Galo é o rival mais difícil desta reta final, já que ocupa a melhor colocação na tabela de classifica­ção, em sexto.

Depois do time mineiro, os paulistas vão enfrentar o Fluminense, que não vive grande fase na competição. Além deles, os quatro últimos confrontos serão contra times que brigam contra a degola: Paraná (20º e já rebaixado), América-mg (18º), Vasco (13º) e Vitória (17º)

Jean, no entanto, evita pensar que a sequência final do alviverde seja mais fácil que a dos rivais que brigam pela taça. Segundo ele, tirar ponto dos times que estão na parte debaixo da tabela, muitas vezes acaba sendo mais complicado.

“Acho mais difícil, sinceramen­te. Tive essa experiênci­a em outras ocasiões. As equipes estão brigando pra sair de uma zona incômoda, querendo tirar aquela casquinha por jogar com time mais forte. Esses jogos costumam ter ter vários ingredient­es que o tornam mais difíceis”, afirmou.

Tabus superados

Nesta temporada, o Verdão vem desbancand­o marcas significat­ivas dos adversário­s com quem cruzou no decorrer da competição.

A principal quebra de tabu foi em cima do São Paulo. O Palestra não vencia o rival no Morumbi desde 2002, mas fez 2 a 0 no Tricolor, fora, e espantou o fantasma.

Antes disso, porém, o Palmeiras já havia interrompi­do uma série de dez jogos sem vencer o Cruzeiro, com o triunfo por 3 a 1, no Pacaembu, também pelo Nacional, no returno.

Ainda no primeiro turno da competição, o alviverde venceu, depois de longos sete anos, um duelo contra o próprio Atlético-mg, por 3 a 2, no Allianz Parque.

A quebra de tabu, aliás, relembra a campanha do título brasileiro de 2016. Sob o comando de Cuca, o time venceu o Sport na Ilha do Retiro após sete anos, ganhou do Inter, no Beira-rio, depois de quase duas décadas e superou o Atlético-pr na Arena da Baixada pela primeira vez em oito anos.

 ?? Cesar Greco/ag. Palmeiras/divulgação ?? O volante Bruno Henrique, peça fundamenta­l no meio-campo, fez dois gols no jogo contra o Atlético-mg, no primeiro turno, quando o Verdão venceu por 3 a 2
Cesar Greco/ag. Palmeiras/divulgação O volante Bruno Henrique, peça fundamenta­l no meio-campo, fez dois gols no jogo contra o Atlético-mg, no primeiro turno, quando o Verdão venceu por 3 a 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil