Agora

Massa lembra última vitória de um brasileiro em casa

Há dez anos, piloto venceu em Interlagos, mas não foi campeão: ‘Perdi aquele título em outras provas’

- Marcelo laguna (FSP)

Há dez anos, o Brasil experiment­ou pela última vez a sensação de brigar pelo título mundial de Fórmula 1. Em menos de um minuto, foi da euforia em ver o sonho concretiza­do à frustração.

O GP Brasil de 2008 encerrou um dos mais acirrados campeonato­s da história recente da categoria. Os dois protagonis­tas que brigavam pelo título eram o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, e o ainda novato britânico Lewis Hamilton, da Mclaren —hoje pentacampe­ão mundial.

Hamilton tinha uma vantagem de seis pontos sobre Massa, que teve um final de semana irretocáve­l: largou na pole position e liderou praticamen­te toda a corrida. Quando o rival caiu para a sexta posição, na volta 69, a duas do final, o brasileiro via o título cair no seu colo. A festa feita por Massa e por toda a torcida em Interlagos, após ele cruzar a linha de chegada, acabou em cerca de 30 segundos, quando o britânico ultrapasso­u o alemão Timo Glock, da Toyota, na altura da curva da Junção.

“Muita gente tem na memória que eu perdi o campeonato naquela prova, mas na verdade foi um final de semana perfeito. Eu fiz a pole, mas no dia da corrida caiu uma chuva muito forte que atrasou a largada. Depois, foi liberado para sairmos mesmo com chuva. Eu larguei muito bem, fiz uma parada para colocar pneu de pista seca e desapareci, ninguém me alcançou, botei 13 segundos de vantagem sobre o [Fernando] Alonso, que foi o segundo. Usei toda a força da torcida a meu favor”, disse Massa. “Infelizmen­te, o que aconteceu no final não tinha nada a ver comigo, mas sim com o Hamilton. Seis pontos viraram cinco e ele ganhou o título”, acrescento­u nesta entrevista em que relembrou o histórico GP —também foi a última vitória de um brasileiro em Interlagos.

“A vitória me deixou menos frustrado, pois, no que dependia de mim, eu fiz 100%. E não foi ali que eu perdi aquele campeonato. Perdi aquele título em outras corridas, onde desperdice­i um ponto ou mais do que um ponto, como na prova de Singapura [chegou em 13º], ou na Hungria, onde estava vencendo e quebrou o motor a duas voltas do final. Ou seja, teve muita coisa antes.”

Sobre fato de o país não ter um piloto local na prova pela primeira vez desde 1972, Massa acha que “o momento merece atenção”. No ano passado, o paulista interrompe­u a aposentado­ria para correr pela Williams.

“O Brasil sempre teve representa­ntes na F-1, alguns de muita história. Emerson [Fittipaldi], Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubinho Barrichell­o e eu são os que correram por mais tempo. Não podemos nos esquecer do Roberto Pupo Moreno, do [Maurício] Gugelmin, do Ricardo Zonta, que também fizeram parte da história. Há a necessidad­e de o Brasil criar pilotos que tenham talento e sigam com a tradição.”

 ?? Y Mauro Pimentel - 4.nov.18/afp ?? O piloto Felipe Massa, último brasileiro a vencer em Interlagos, participa de evento publicitár­io no Rio
Y Mauro Pimentel - 4.nov.18/afp O piloto Felipe Massa, último brasileiro a vencer em Interlagos, participa de evento publicitár­io no Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil