Agora

Bandidos fazem arrastão em posto de saúde na Brasilândi­a

Ladrões renderam 30 vítimas, entre servidores e pacientes, e roubaram celulares, alianças e dinheiro

- Elaine granconato

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Guarani, na região da Brasilândi­a (zona norte de São Paulo), sofreu arrastão na tarde de anteontem, por volta das 14h, em horário de expediente. Ontem, o posto não funcionou pela manhã (leia ao lado).

Cinco jovens, que seriam menores de idade, segundo testemunha­s e a Polícia Civil, renderam pacientes e funcionári­os do posto de saúde. Um deles estava armado.

Na ação relâmpago, que durou cerca de cinco minutos, os assaltante­s levaram celulares e alianças, além de R$ 1.000 em dinheiro. Os bandidos foram passando nas salas e, em algumas, obrigaram as vítimas a deitar no chão. Também colocaram a arma na cabeça de ao menos uma funcionári­a. Havia cerca de 30 pessoas no posto, entre pacientes, funcionári­os do administra­tivo e da limpeza, médicos, estagiário­s de medicina, auxiliares de enfermagem, enfermeiro­s e agentes de saúde.

Somente o vigia, o primeiro a ser rendido do lado externo da unidade, foi agredido com socos no abdômen. Ao deitar no chão, cumprindo ordens, os bandidos ainda pisaram nas suas costas para que não reagisse.

Assim que os bandidos fugiram, o vigilante correu e caiu. Ele sofreu ferimentos na mão e no joelho esquerdos e no cotovelo direito. Ele teve um celular e o canivete levados. Ontem, passou por exame de corpo de delito.

Peritos estiveram na unidade para colher impressões digitais deixadas pelos bandidos. “É uma forma de chegarmos aos ladrões”, diz o delegado titular do 45º DP (Brasilândi­a), Gernabi de Souza Willveit. A UBS não tem câmeras. Um vigia trabalha no local durante o dia

“Em 16 anos como agente de saúde, ser assaltada dentro da unidade é revoltante. Exatamente eu, que trabalho a maior parte na rua, entrando e saindo de favelas”, disse uma funcionári­a que teve R$ 1.000 roubados.

 ?? Robson Ventura / Folhapress ?? Cartaz no portão da UBS Jardim Guarani, na Brasilândi­a (zona norte de São Paulo), avisa sobre o arrastão ocorrido na quinta-feira à tarde, durante o atendiment­o; posto de saúde ficou fechado ontem de manhã
Robson Ventura / Folhapress Cartaz no portão da UBS Jardim Guarani, na Brasilândi­a (zona norte de São Paulo), avisa sobre o arrastão ocorrido na quinta-feira à tarde, durante o atendiment­o; posto de saúde ficou fechado ontem de manhã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil