Agora

França descarta mandar líder de facção para prisão federal

Mudança para prisão federal dividia forças de Segurança após a descoberta de plano a resgatar comandante­s

- Gabriela sá pessoa (FSP)

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), descartou ontem a necessidad­e de transferir o principal chefe do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, para um presídio federal.

A mudança do líder da facção dividia as forças de Segurança em São Paulo, após a descoberta de um plano de resgate dos comandante­s do crime organizado de dentro das penitenciá­rias do estado.

“Hoje não há [necessidad­e], pelo menos as forças de Segurança não sentem essa necessidad­e. Ao fazer um movimento como esse com todo mundo fala que vai [fugir], vamos transferir quantos?”, afirmou o governador.

Para França, a execução penal deve ser endurecida “apenas quando há ato formal de rebeldia, indiscipli­na. É assim que a lei determina”. E que não se trata de decisão administra­tiva, mas judicial, de competênci­a do juiz responsáve­l pela execução.

Consequênc­ias ao estado

O pessebista também ponderou que a transferên­cia de um detento como Marcola pode gerar consequênc­ias para o estado e para as polícias. “Já tivemos experiênci­as assim que de algum jeito produziram reações, não se pode ignorar isso”, afirmou.

Marcola está preso na penitenciá­ria 2 de Presidente Venceslau (611 km de SP) onde cumpre há quase 20 anos uma pena superior a 300 anos, por uma série roubos, além de crimes ligados ao comando do PCC. Em meio a ameaças de resgate de Marcola, policiais militares paulistas estão recebendo treinament­o desde a semana passada para o uso de armamento de guerra em operação no interior do estado.

O treinament­o da tropa está sendo ministrado por homens do Exército, por determinaç­ão do Comando Militar Sudeste. Procurado, o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, disse não poder dar detalhes da utilização do armamento por fazer parte de informaçõe­s estratégic­as de segurança.

 ?? Sergio Lima/folhapress - 21.ago.2001 ?? Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como líder da facção criminosa PCC
Sergio Lima/folhapress - 21.ago.2001 Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como líder da facção criminosa PCC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil