Agora

Delatores da JBS e vice de Minas Gerais vão para cadeia

Joesley Batista está entre os presos em operação que apura possível corrupção na pasta da Agricultur­a

- (FSP)

O empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB), o ex-ministro Neri Geller (PP-MT) e o deputado estadual João Magalhães (MDB-MG) foram presos ontem na Operação Capitu, deflagrada pela Polícia Federal e pela Receita Federal.

Houve outros 15 pedidos de prisão temporária (de no máximo cinco dias), inclusive de três delatores do grupo J&F, que controla a JBS: Ricardo Saud (ex-diretor), Demilton Antonio de Castro (então contador da empresa) e Florisvald­o Caetano de Oliveira (auxiliar de Saud), que iria se entregar à noite.

As prisões dos executivos foram necessária­s, segundo o delegado Mário Veloso, porque os colaborado­res omitiram informaçõe­s em suas colaboraçõ­es à Justiça.

A operação investiga suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultur­a em 2014 e 2015, quando Andrade e Geller foram ministros na gestão de Dilma Rousseff (PT).

Em maio, a Polícia Federal de Minas Gerais instaurou um inquérito para apurar fatos narrados na delação da JBS, como um desmembram­ento determinad­o pelo próprio Supremo Tribunal Federal à época da homologaçã­o da delação.

O objetivo era investigar pagamento de propina no Ministério da Agricultur­a e a políticos do MDB em troca de benefícios para a empresa produtora de carnes.

O delegado afirmou que os delatores omitiram informaçõe­s, como o pagamento de R$ 250 mil a Geller, por exemplo, que foi noticiado pela imprensa. Ou o pagamento de R$ 50 mil ao então deputado federal Manoel Junior (MDB-PB) para que ele promovesse a federaliza­ção das inspeções sanitárias por meio de uma emenda em uma medida provisória de 2014 que tratava do setor farmacêuti­co.

 ?? Marcelo Goncalves/sigmapress ?? O empresário Joesley Batista, da JBS, dono da Friboi, ao ser preso ontem em sua casa no Jardim Europa (zona oeste de SP), durante ação da Polícia Federal
Marcelo Goncalves/sigmapress O empresário Joesley Batista, da JBS, dono da Friboi, ao ser preso ontem em sua casa no Jardim Europa (zona oeste de SP), durante ação da Polícia Federal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil