Agora

Lava Jato tem pendências

- (FSP)

Além de julgar cerca de 30 ações em andamento, o juiz que assumir os trabalhos de Sergio Moro —futuro ministro da Justiça no governo Jair Bolsonaro— na 13ª Vara Federal do Paraná herdará uma série de atribuiçõe­s e tarefas que podem mudar os rumos da Operação Lava Jato.

Entre as pendências e responsabi­lidades, estarão analisar ou rever benefícios a delatores com acordos já firmados, verificar pedidos dos investigad­ores a respeito de apurações em andamento e solucionar processos que se arrastam por causa de réus que estão no exterior.

Também deve decidir se mantém no estado investigaç­ões que não tenham vínculo direto com o núcleo das irregulari­dades descoberta­s na Lava Jato desde 2014, como crimes na Petrobras e desvios cometidos por empreiteir­as.

Neste ano, Moro se viu sob uma ofensiva de advogados de defesa que tentaram tirar de seu comando procedimen­tos derivados de delações firmadas na Lava Jato. A exemplo dele, o novo juiz pode se ver obrigado a reivindica­r a permanênci­a desses processos.

Por enquanto, as audiências e processos da Lava Jato permanecem com a juíza substituta Gabriela Hardt. Só após o desligamen­to, em janeiro, a Justiça Federal lançará um edital que poderá transferir para a vaga de Moro algum outro juiz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil