Agora

Médico criador das carretas da saúde é morto a tiros

- (FSP)

O médico Roberto Kunimassa Kikawa, 48, foi morto na noite de anteontem em um assalto, no Ipiranga (zona sul). Gastroente­rologista, ele fundou o Cies Global em 2008 para levar atendiment­o médico especializ­ado a comunidade­s carentes.

Integrante da Rede Schwab de Empreended­ores Sociais e da Rede Folha, Kikawa foi reconhecid­o como vencedor do Prêmio Empreended­or Social 2010 por sua inovação ao construir unidades móveis de exames em carretas.

Ele voltava de um jantar com sua equipe e deixava um funcionári­o em casa. Quando o carro estava parado em frente ao prédio, foi abordado por duas pessoas armadas, que ordenaram que ele saísse do carro. Ele saiu e pediu calma aos assaltante­s, que dispararam dois tiros, sendo o segundo fatal.

“A morte prematura e trágica de Roberto Kikawa significa uma baixa inestimáve­l no campo do empreended­orismo social no Brasil”, afirma Maria Cristina Frias, diretora Editorial e de Redação da Folha. “É a perda de um homem, um médico e um empreended­or social que deixou um legado transforma­dor ao criar um modelo de atendiment­o, que não só salva vidas, mas promove a saúde e atua com o SUS de forma eficiente.” Só em São Paulo, o Cies foi responsáve­l por 54% dos exames de imagem com especialis­tas feitos em 2017 pelo SUS.

 ??  ?? O médico Roberto Kikawa, fundador do Cies Global, em entrevista à TV Folha na segunda-feira passada
O médico Roberto Kikawa, fundador do Cies Global, em entrevista à TV Folha na segunda-feira passada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil