Agora

Enem cita game e cálculo de pena na prova de matemática

Segundo dia de avaliação abordou temas da vida real dos estudantes com dificuldad­e média

- Anna Satie (FSP)

O Enem manteve a tradição, ontem, de colocar temas da vida real na prova de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química). As questões abordaram, por exemplo, o game Minecraft e propuseram problemas como cálculo de pena de um preso sem antecedent­es criminais ou o tempo para despacho de bagagem em um aeroporto.

A questão que mais chamou a atenção dos estudantes Dennis Aurélio e Arthur Fortunato, que fizeram a prova na Uninove Barra Funda, na zona oeste da capital, foi a do Minecraft. “Era uma pergunta de matemática, que falava sobre empilhar cubos e citava o Minecraft. Achei engraçado, porque eu já joguei muito esse jogo”, afirmou Arthur.

É um exemplo de questão que aproxima a avaliação do cotidiano do aluno, diz o professor de matemática Felipe Freire, do COC. Para ele, a prova teve dificuldad­e mediana na parte de cálculos, mas houve questões complicada­s de interpreta­ção de texto e gráfico.

“Foi uma prova bastante visual, que você se se embasava bastante no visual para responder”, acrescento­u.

Alexandre Medeiros, 18 anos, conta que achava que as perguntas de ontem trariam mais temas atuais. “Depois da polêmica da questão do dialeto gay na semana passada, achei que hoje teria algo parecido”, diz. A pergunta, na prova de linguagem, gerou críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Segundo os alunos, a prova não trouxe nenhum tema controvers­o.

 ?? Taba Benedicto/folhapress ?? Com cartazes e palavras de apoio, grupo recebe candidatos do Enem na Uninove Barra Funda, na zona oeste da capital, onde estudantes realizaram a segunda prova do exame; não houve questão polêmica
Taba Benedicto/folhapress Com cartazes e palavras de apoio, grupo recebe candidatos do Enem na Uninove Barra Funda, na zona oeste da capital, onde estudantes realizaram a segunda prova do exame; não houve questão polêmica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil