Agora

Na era das redes sociais, TVS elegem três governador­es

- (FSP)

Em uma campanha eleitoral marcada pelo uso das redes sociais, os meios de comunicaçã­o tradiciona­is demonstrar­am que continuam com força política. Em todo o país, foram eleitos três governador­es e quatro senadores com laços no setor.

O caso mais surpreende­nte é do apresentad­or de TV Wilson Lima (PSC), 42. Ele venceu sua primeira eleição graças ao “Alô Amazonas”, popular programa com temas policiais e comunitári­os que comandou até junho.

Entre os outros exemplos, no Pará, o clã Barbalho, dono do grupo RBA, voltou ao poder após 25 anos. No Paraná, a família do governador eleito, Ratinho Junior (PSD), é dona da Rede Massa, que reúne emissoras de rádio e TV. No Maranhão, o deputado federal Weverton Rocha (PDT), que foi eleito para o Senado, neste ano, com quase 2 milhões de votos, é ligado à TV Difusora (afiliada do SBT no estado) e sócio de uma das empresas do grupo.

A maioria das emissoras tinha os próprios políticos como sócios, mas cotas da sociedade acabaram sendo repassadas a familiares e demais aliados políticos.

A mudança aconteceu após uma série de inquéritos e ações civis públicas movidas em 2015 pelo Ministério Público Federal, questionan­do as concessões em nome dos parlamenta­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil