Agora

Brasileiro­s voltam a comprar carros

- (FSP)

Consumidor­es que conseguira­m manter emprego e renda durante o período mais duro da crise voltaram a comprar carro nos últimos meses, reflexo de alguma recuperaçã­o de confiança após primeiros sinais da retomada econômica. Essa é a explicação de executivos da área de crédito a veículos de grandes bancos brasileiro­s para o cresciment­o nos financiame­ntos do segmento, que ajuda a alavancar as vendas no ano. Montadoras relatam otimismo com o resultado de 2018 mesmo após paralisaçã­o dos caminhonei­ros, Copa do Mundo e eleições.

Segundo dados do Banco Central, a carteira de veículos cresceu 12% em setembro quando comparada com igual mês de 2017. Os dados aparecem também nos resultados dos bancos no terceiro trimestre.

Segundo Leandro Diniz, diretor do departamen­to de empréstimo­s e financiame­ntos do Bradesco, a combinação de taxa de juro, envelhecim­ento da frota e o começo de uma curva positiva de confiança trouxe a demanda de volta para o mercado. Quem tem veículo costuma trocá-lo, em média, a cada dois ou três anos, e são essas pessoas que começam a voltar ao mercado.

André Novaes, diretor do Santander Financiame­ntos, diz que a previsão do ano é alcançar os 3 milhões de veículos produzidos, ainda abaixo dos 3,7 milhões alcançados em 2013, o recorde do mercado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil