Agora

Técnico espera recurso do INSS há dois anos

Benefício foi negado em 2016; técnico aguarda resposta do INSS para seu pedido de reconsider­ação

- Larissa quintino

O técnico em telecomuni­cações Benedito Bento, 61 anos, afirma que espera há dois anos uma resposta do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre o recurso de sua aposentado­ria.

O órgão negou o pedido do seu benefício por tempo de contribuiç­ão em 2016, alegando que, na ocasião, faltavam três anos de contribuiç­ão para que ele pudesse pedir a aposentado­ria.

O segurado entrou com um pedido de recurso para que reconsider­assem o tempo. Por não ter a carteira de trabalho em mãos, ele buscou diversas empresas e entregou cópias autenticad­as dos livros de funcionári­os dos ex-patrões. Esse é um dos documentos citados pelo INSS como alternativ­a para a comprovaçã­o do tempo de contribuiç­ão.

Segundo o leitor, o INSS ficou de fazer diligência­s nas empresas em que o segurado trabalhou para verificar o período. Porém, ele afirma que o instituto fez diligência em apenas uma empresa, em que trabalhou 15 dias.

Na outra, onde trabalhou por três anos, que é justamente o tempo que precisa reconhecer na aposentado­ria, não houve consulta.

Em nota, o INSS disse que realizou pesquisas na empresa questionad­a pelo segurado. “As pesquisas não tiveram resultados favoráveis ao segurado e foram enviadas em 25 de outubro à 1ª Câmara de Julgamento (CAJ)”. Segundo o órgão, Benedito poderá acompanhar o trâmite do seu recurso pelo site www.inss.gov.br, em “Serviços”, “Todos os serviços”, “Recurso” e “Acompanhar andamento”.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? O técnico em telecomuni­cações Benedito Bento, 61 anos, espera resposta da Previdênci­a sobre seu pedido; instituto não reconhece três anos de contribuiç­ão
Rivaldo Gomes/folhapress O técnico em telecomuni­cações Benedito Bento, 61 anos, espera resposta da Previdênci­a sobre seu pedido; instituto não reconhece três anos de contribuiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil