Agora

Bolsonaro recua sobre Ministério do Trabalho

O presidente eleito disse ontem que vai incorporar a pasta a alguma outra, sem acabar com o status

- Talita fernandes (FSP)

Em novo recuo sobre a estrutura de seu governo, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), disse que manterá o Trabalho com status de ministério. “O Ministério do Trabalho vai continuar com status de ministério, não vai ser secretaria. Vai ser ministério ‘disso, disso e do Trabalho’, como [é hoje o] Ministério da Indústria e Comércio”, disse ontem.

A declaração foi feita durante visita do presidente eleito ao STM (Superior Tribunal Militar), logo após Bolsonaro se encontrar com o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro João Batista Pereira Brito.

A mudança ocorre menos de uma semana depois de ele ter dito, em Brasília, que extinguiri­a a pasta. Segundo Bolsonaro, o assunto ainda está em estudo e não há definição com qual ministério ele fundirá o do Trabalho. “A ordem dos fatores não altera o produto. Para o bom matemático é isso aí”, disse.

“Está em estudo final com Onyx Lorenzoni. A princípio é um enxugament­o de ministério. Ninguém está menospreza­do o Ministério do Trabalho. Está apenas sendo absorvido por outra pasta”, afirmou Bolsonaro.

O presidente eleito não especifico­u com qual estrutura haverá a fusão, mas excluiu a possibilid­ade de que seja com Economia. “Indústria e Comércio já está com o superminis­tério do Paulo Guedes. Colocar mais isso lá fica um pouco pesado”, disse.

No dia 7, Bolsonaro afirmou que o Ministério do Trabalho seria incorporad­a a outro. “O Ministério do Trabalho vai ser incorporad­o a algum ministério”, disse.

O presidente eleito prometeu ainda cortar cargos comissiona­dos em seu governo. “Não posso falar o percentual. No mínimo aí 30%. Eu fui deputado por 30 anos com comissiona­dos do meu lado. Eles são importante­s. Eu concordo que há um exagero no número de comissiona­dos”, afirmou. Sobre o aumento de salário do Judiciário, disse que o presidente Michel Temer é responsáve­l e que ele não precisa fazer apelo sobre a medida.

 ?? Pedro Ladeira/folhapress ?? O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), em entrevista ontem, após visita ao Superior Tribunal Militar; ele também esteve no Tribunal Superior do Trabalho
Pedro Ladeira/folhapress O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), em entrevista ontem, após visita ao Superior Tribunal Militar; ele também esteve no Tribunal Superior do Trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil