Agora

Cotado para Saúde é investigad­o

- (FSP)

Cotado para assumir o Ministério da Saúde na gestão de Jair Bolsonaro, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) é investigad­o por suposta fraude em licitação, tráfico de influência e caixa dois na implementa­ção de um sistema de informatiz­ação da saúde em Campo Grande (MS), onde foi secretário.

A suspeita é de que ele tenha influencia­do na contrataçã­o de empresas para o serviço, conhecido como Gisa (Gestão de Informação da Saúde), em troca de favores em campanha eleitoral.

O caso envolveria uma plataforma que é também bandeira de Bolsonaro para a pasta, missão que o presidente eleito já avisou que ficará sob responsabi­lidade de Mandetta se esse for escolhido para chefiar a Saúde.

Ao longo das investigaç­ões, o parlamenta­r teve seu sigilo bancário quebrado. Em uma ação civil pública, na qual também é alvo, a Justiça do Mato Grosso do Sul mandou bloquear um valor total de R$ 16 milhões de bens dele e dos demais envolvidos.

Na parte cível, o político é acusado, junto com outros ex-gestores, de improbidad­e administra­tiva, por ter supostamen­te autorizado pagamentos para as companhias sem que a plataforma tenha sido de fato implementa­da.

Planejado em 2008, o sistema seria responsáve­l por realizar agendament­os na rede de saúde e por implementa­r o serviço de prontuário eletrônico, que integra dados de atendiment­os prestados aos pacientes.

O político também teria feito viagens de avião enquanto era candidato, mas não as declarou em sua prestação de contas.

 ?? Lucio Bernardo Jr.- 7.jun.17/ Divulgação Câmara ?? O deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) é cotado para ser ministro da Saúde de Jair Bolsonaro
Lucio Bernardo Jr.- 7.jun.17/ Divulgação Câmara O deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) é cotado para ser ministro da Saúde de Jair Bolsonaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil