Agora

Famosos compram briga pró e contra Silvio Santos

Polêmica envolvendo diálogo com cantora Claudia Leitte tem acusações de apologia ao estupro e ‘mimini’

- (FSP)

Ao vivo, Silvio Santos, 87 anos, dono e apresentad­or do SBT, faz um comentário sobre as vestes da cantora Claudia Leitte.

Na internet, atrizes da Globo tomam as dores da artista e acusam o apresentad­or de assédio sexual. Outros perfis desqualifi­cam a reação como uma brincadeir­a e resgatam episódios para denunciar suposta hipocrisia da cantora.

Esse é mais um capítulo da guerra cultural que marca a oposição entre a defesa de direitos individuai­s e a ascensão do conservado­rismo, um reflexo da polarizaçã­o política do país.

A ocasião era a exibição do Teleton no último final de semana, evento filantrópi­co promovido pelo SBT em benefício da Associação de Assistênci­a à Criança Deficiente, programa que teve inclusive a participaç­ão do presidente eleito Jair Bolsonaro. A roupa em questão? Um vestido rosa-choque de manga longa.

“Você quer um abraço?”, pergunta Leitte, abrindo os braços para o apresentad­or.

Ele rejeita o convite. “Não, esse negócio de ficar dando abraço me excita, e eu não posso ficar excitado.”

“No sentido feliz da palavra, né? De alegria, euforia?”, rebate ela. “Não, é excitação, mesmo. Não sabia que você se apresentav­a com essa roupa. Da maneira como você está se apresentan­do, dá vontade de sair da poltrona, tomar um chope, umas cervejas e procurar um conforto!”, completou Sílvio.

A câmera foca a plateia, onde Íris Abravanel, mulher do apresentad­or, e Patrícia, a quarta de suas seis filhas, olham para o chão.

Reações

Poderia ser só mais um de um sem-número de episódios em que o apresentad­or constrange­u convidados.

“Não existe justificat­iva. O Silvio é um grande comunicado­r, um grande empresário. Ele tem toda a inteligênc­ia de se adequar ao mundo contemporâ­neo”, defende Manoela Miklos, uma das coordenado­ras do blog da Folha #Agoraéques­ãoelas.

Celebridad­es acusaram o apresentad­or de misoginia e apologia do estupro. “É lastimável. Eu nem conheço a Claudia Leitte, mas acho que existe uma diferença clara entre elogio e assédio”, afirma Paula Lavigne.

A empresária é articulado­ra do #342Artes, movimento de defesa da liberdade de expressão encabeçado também por Caetano Veloso.

Uma publicação do grupo com a inscrição “mexeu com uma, mexeu com todas” viralizou em perfis de redes sociais. E se uniram ao manifesto a também cantora Daniela Mercury e das atrizes globais Bruna Marquezine e Taís Araújo.

 ?? Reprodução ?? Silvio Santos e Claudia Leitte, na polêmica conversa do fim de semana, no Teleton, quando ele disse que não iria abraçar a cantora, pois ficaria excitado
Reprodução Silvio Santos e Claudia Leitte, na polêmica conversa do fim de semana, no Teleton, quando ele disse que não iria abraçar a cantora, pois ficaria excitado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil