Agora

Lula questiona Lava Jato e nega acusações sobre sítio

Ao ser interrogad­o pela primeira vez após ter sido preso, petista disse que as ações são uma farsa

- (FSP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou a Lava Jato, entrou em discussões com a juíza substituta de Sergio Moro e negou ter recebido vantagens indevidas de empreiteir­as em interrogat­ório ontem no processo no sítio de Atibaia (SP).

Foi a primeira vez que Lula depôs como réu após ter sido preso em abril por ter sido condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex de Guarujá. Ele nega as acusações.

Também é a primeira vez que a juíza Gabriela Hardt, que substitui Moro na 13ª Vara de Curitiba, interroga o ex-presidente. Durante o depoimento de quase três horas, ela e Lula se confrontar­am em vários momentos.

No processo, o ex-presidente é acusado de ter sido beneficiad­o indevidame­nte com reformas de R$ 1,02 milhão das empreiteir­as Odebrecht e OAS em imóvel frequentad­o por ele e por sua família no interior.

Lula é réu desde 2017 neste caso por corrupção e lavagem de dinheiro.

Durante o depoimento, o ex-presidente disse que as ações que responde em Curitiba são farsas. Ele afirmou que não sabia que as empreiteir­as fizeram reformas no sítio também disse duvidar que a ex-primeira dama Marisa Letícia, morta em 2017, pediu para que as empresas tocassem obras no local. “Eu não acredito que a dona Marisa tivesse efetivamen­te relação para pedir para uma empresa fazer obra”, disse.

Oficialmen­te, metade do sítio está no nome de Fernando Bittar, filho de Jacó Bittar, amigo que fundou o PT com Lula. A outra pertence formalment­e ao empresário Jonas Suassuna. As reformas da Odebrecht foram reveladas em 2016.

Lula afirmou que esteve no sítio pela primeira vez em 2011 para passar um fim de semana, ao saber que o sítio era de Jacó Bittar. Depois, passou a ir frequentem­ente ao local. O ex-presidente negou que tenha pedido reformas no sítio, e disse que jamais conversou com empreiteir­os sobre o tema.

 ?? Reprodução ?? O ex-presidente Lula durante depoimento à juíza Gabriela Hardt ontem em Curitiba, em sua primeira aparição desde que foi preso em abril; ele discutiu com substituta de Moro e disse se considerar um troféu
Reprodução O ex-presidente Lula durante depoimento à juíza Gabriela Hardt ontem em Curitiba, em sua primeira aparição desde que foi preso em abril; ele discutiu com substituta de Moro e disse se considerar um troféu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil