Agora

Covas reduz previsão de crianças que receberão leite

Serão 106 mil crianças fora da escola beneficiad­as pelo Leve Leite, contra 208 mil previstas inicialmen­te

- Luciano cavenagui

A gestão Bruno Covas (PSDB) reduziu praticamen­te pela metade a previsão de crianças fora da rede municipal de ensino que serão atendidas pelo programa Leve Leite. Também cortou pela metade a quantidade de leite que será distribuíd­o, de 2 kg para 1 kg. As medidas foram anunciadas ontem.

A promessa, feita no início de 2017, era atender 208 mil crianças de até 6 anos que estavam no Cadúnico, cadastro do governo federal que centraliza os programas sociais. Agora, serão atendidas somente crianças de até 4 anos cadastrada­s no Bolsa Família, diminuindo o número para 106 mil.

De acordo com a administra­ção municipal, o Leve Leite atende atualmente 310 mil crianças matriculad­as, com custo de R$ 68 milhões ao ano. A ampliação terá investimen­to de R$ 23 milhões anuais, diz a gestão Covas.

A promessa inicial era começar a distribuiç­ão do leite para as crianças fora da creche no segundo semestre do ano passado. Agora, a prefeitura afirma que o alimento deve começar a chegar até o final do ano.

Reportagem do Agora publicada no dia 9 mostrou que as gestões do ex-prefeito João Doria (PSDB) e de Covas reduziram em 71% o número de crianças atendidas pelo programa Leve Leite, na comparação entre janeiro e agosto de 2016 e o mesmo período deste ano. A quantidade de leite distribuíd­o caiu ainda mais, 83%. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Em 2016, último ano da gestão Fernando Haddad (PT), 904.516 crianças foram beneficiad­as pelo programa. Dois anos depois, o número despencou para 255.628. A redução se deveu às mudanças nas regras do programa no início de 2017. Até então, todos os alunos da rede pública eram beneficiad­os. Doria estipulou a idade máxima de seis anos para as crianças.

As mudanças no Leve Leite fazem parte do Plano Municipal Pela Primeira Infância, lançado oficialmen­te ontem. Com vigência até 2030, estabelece metas e estratégia­s para gerar melhorias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil