Agora

Praia Grande está imprópria para o banho no feriadão

Outras cidades da Baixada também têm praias impróprias. Na capital, há represas em boas condições

- Jéssica lima

No feriado da Proclamaçã­o da República, que começa hoje, a Praia Grande (71 km de São Paulo) está com todas as praias impróprias para banho, segundo a Cetesb, agência sob gestão Márcio França (PSB) que classifica a qualidade das praias através da densidade de bactérias fecais encontrada­s na água. No feriado de Finados, último dia 2, ao menos a Boqueirão era considerad­a boa.

Em outras cidades do litoral, a situação das praias também piorou desde o último feriado. Santos, que só tinha três praias impróprias, agora tem cinco. Guarujá só tinha a Perequê e agora também tem a Enseada.

Apesar disso, dois municípios reverteram a situação: Peruíbe e Itanhaém estavam com praias impróprias e agora todas estão prontas para os turistas. Para quem pensa em curtir o feriado na capital, somente nos bairros Miami Paulista e na Prainha do Crispim, na represa Guarapiran­ga (zona sul de SP), as praias estão boas. Das cinco na Billings, em São Bernardo do Campo (ABC), apenas a do Riacho Grande está boa.

A Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), disse que recolhe 50 toneladas de resíduos por mês no entorno da Billings e da Guarapiran­ga. A de Praia Grande diz que mantém convênio com a Sabesp para ampliar a rede de esgoto.

Santos afirmou que atua na sensibiliz­ação ambiental da população e Mongaguá culpa as chuvas. São Vicente realiza mutirões de limpeza e faz campanhas de educação ambiental. Guarujá e São Bernardo não respondera­m.

Hoje, o dia no litoral deve ser nublado com pancadas de chuva, diz o Inmet, com mínima de 19˚C e máxima de 27˚C. O fim de semana deve ser de sol com nuvens.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil