Agora

Mais de 3 milhões buscam vaga há 2 anos

O desemprego foi considerad­o estável no terceiro trimestre, mas ainda chega a 12,4 milhões no país

- Fernanda brigatti

Desocupaçã­o entre os meses de julho a setembro 3,323 Taxa de desocupaçã­o

Um em cada quatro brasileiro­s desemprega­do está buscando emprego há pelo menos dois anos. Segundo a Pnad Contínua, pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a), das 12,492 milhões de pessoas sem trabalho no país no período de julho a setembro, 3,197 milhões estão nessa situação há dois anos ou mais. O contingent­e correspond­e a 25,6% dos brasileiro­s sem ocupação. No mesmo trimestre do ano passado, esse percentual era de 22% dos desemprega­dos.

No estado de São Paulo, 524 mil trabalhado­res estão procurando colocação no mercado há um ano ou mais e 840 mil estão há mais de dois anos nessa busca.

Em todo país, a taxa de desocupaçã­o está em 11,9% e é considerad­a estável na comparação com o trimestre anterior. No estado de São Paulo, a taxa é de 13,1%.

O coordenado­r de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, diz que os dados demonstram estabilida­de na desocupaçã­o, na subutiliza­ção da força de trabalho (quando o trabalho é parcial, por exemplo) e nos contratos com carteira assinada. “Diferentem­ente do trimestre passado, quando havia redução no emprego com carteira na comparação com o mesmo trimestre do ano passado.” Azeredo destaca também a redução na diferença da taxa de desocupaçã­o entre homens e mulheres, que caiu, mas ainda afeta mais, percentual­mente, trabalhado­ras, pretos e pardos e a população jovem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil